Com estoque de apenas 48 litros e 53 doadoras cadastradas diante de uma alta demanda, o Banco de Leite Humano de Presidente Prudente promove ampla programação com diversas ações de incentivo à doação de leite materno, como palestras e reuniões.
De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano, Adriana Monteiro, foram atendidos 89 bebês prematuros no mês de abril. “É uma demanda alta. Hoje temos 32 bebês hospitalizados. Precisamos alcançar pelo menos 80 doadoras para melhorar os estoques”, alerta.
O serviço atende atualmente a UTI Neonatal dos quatro hospitais: Hospital Estadual, Hospital Regional, Hospital Iamada e Hospital Unimed. 'O importante é conscientizar que a doação seja de qualquer volume que a mãe possa doar, ajuda muito a manter e melhorar os estoques e, com isso, diminuir os riscos de mortalidade infantil e ajudá-los também na recuperação mais rápida”, frisa.
Ampla programação
Em 19 de maio é comemorado o Dia Mundial da Doação de Leite. Para conscientizar sobre o tema e a importância da doação do leite materno, haverá ações em grupos de gestantes: dia 20, às 13h30, na ESF do Jardim Humberto Salvador.
A Campanha Mundial de Doação de Leite Materno, realizada em Prudente, contará ainda com visita de conscientização feita pelas equipes do Banco de Leite Humano às maternidades de Prudente: dia 15, às 9h, Hospital Estadual; no dia 19, às 11h, no Hospital Regional.
Por fim, haverá o Chá das Doadoras no dia 29 de maio, às 9h30, no salão da Casa do Aprendiz Cidadão (CAC).