Fundador do Portal Prudentino e articulador político nato, o jornalista Reinaldo Lázaro Ruas terá seu nome eternizado em uma avenida de Presidente Prudente. O projeto de lei de autoria do prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã, Republicanos) será votado na Câmara Municipal. O homenageado faleceu em maio do ano passado, aos 59 anos.
De acordo com a propositura, a avenida está localizada no Parque Residencial Momi. "Falecido aos 59 anos, destacou-se no jornalismo prudentino por suas atuações no rádio, jornais impressos e portal de notícias próprio na internet. Atuou na Câmara Municipal, como supervisor legislativo, e na Prefeitura, como assessor de assuntos especiais, destacando-se por ambas as atividades. Justa, portanto, a homenagem", diz o texto.
O fundador
Em 25 de fevereiro de 2008, o jornalista Reinaldo Lázaro Ruas criou um blog com seu nome para partilhar as informações gerais e de política, esta última principal foco de sua cobertura profissional ao longo de sua carreira. Alguns meses após, resolveu ampliar a cobertura que fazia no blog e criou o Portal do Ruas, em 22 de abril daquele mesmo ano.
Quando foi convidado para integrar o alto escalão na gestão de Milton Carlos de Mello (Tupã), passou a chefia de Redação do Portal do Ruas para o colega José Artur Gonçalves, que além de jornalista é doutor em história e professor universitário.
Em 31 de janeiro de 2011, o Portal do Ruas passou a chamar-se Portal Prudentino. Reinaldo Ruas seguiu como jornalista responsável pelo veículo até junho de 2016, quando transferiu o comando total do site.
Currículo extenso
Ruas mudou-se para Presidente Prudente após conhecer um prudentino durante o serviço obrigatório no Exército Brasileiro. Filho de Prático em Farmácia no litoral paulista, seu primeiro emprego no interior também foi em uma farmácia, onde conheceu o radialista Reginaldo Nunes, com quem começou a trabalhar e iniciar sua carreira na comunicação.
Radialista desde 1988, formado pelo Senac-São Paulo, Ruas atuou em algumas emissoras de Prudente, como as rádios Cidade AM, a convite do radialista Reginaldo Nunes, e Difusora, por meio de Luiz Leão. Logo em seguida, migrou para o jornalismo impresso.
Atuou nos jornais Folha da Região, Oeste Notícias e O Imparcial, todos de Presidente Prudente. No primeiro, como colunista e repórter, a convite do jornalista Neif Taiar.
Ingressou em 1997 no Oeste Notícias como colunista-setorista de política, convidado pelos jornalistas Walter Gonçalves (editor-chefe) e José Artur Teixeira Gonçalves (editor-adjunto), chegando a ocupar de 1999 até sua saída, em janeiro de 2001, a chefia de Redação.
Em O Imparcial, foi secretário de Redação, de dezembro de 2002 a março de 2008, ingressando a convite dos jornalistas e, até então, proprietários do veículo, Deodado da Silva, Mário Peretti e Adelmo Santos Reis Vanalli.
Grande professor
Apesar de grande experiência no setor, Reinaldo Ruas formou-se em Jornalismo no ano de 2003, pela Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), onde, em pouco tempo, foi professor das disciplinas de Edição para Impresso e Legislação e Ética no Jornalismo no período de 2005 a 2009.
Junto com Benedito de Godoy Moroni, Ruas lançou o livro “Jornalismo Empresarial – 6º aniversário do jornal Correio do Porto”, em Presidente Epitácio.
Estudioso
Reinaldo Ruas foi membro ativo da Augusta e Respeitável Loja Simbólica (ARLS) Fraternidade Jacques De Molay de Presidente Prudente. Na Maçonaria, alcançou o posto de secretário estadual de Comunicação e Imprensa do Grande Oriente de São Paulo (GOSP), além de fundar outras lojas.
Política no sangue
Na Câmara Municipal, exerceu a função de supervisor legislativo e administrativo nos períodos de 1991 a 1997, 2001 a 2002 e de 2017 a 2020; e como diretor legislativo de 2020 a 2024.
Na Prefeitura de Presidente Prudente, teve passagens de 1997 a 1998, 2001, e de 2009 a 2016. Em seu último e maior período no Executivo, ocupou o cargo de assessor de Assuntos Especiais da gestão do prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã).
Um dos nomes de maior peso dessa gestão, Ruas foi responsável por captação recursos federais e estaduais, elo principal entre Executivo e Legislativo nas discussões de propostas e na manutenção da harmonia entre os dois Poderes, além de ter sido um dos mais importantes articuladores políticos de toda a história da cidade.
Entre um dos maiores feitos de sua atuação na política, conseguiu reunir 17 partidos em apoio à reeleição de Tupã - a maior coligação majoritária formada até aqui.
Foi também responsável pela idealização e organização do mutirão de melhorias públicas ‘Sua Vida Melhor Ainda’, que teve como objetivo realizar prestação de serviços em bairros distintos da cidade, como limpeza em vias públicas, revitalização das sinalizações de trânsito, corte de cabelo gratuito para população local, entre outras ações. O projeto foi retomado pela atual gestão após oito anos.
Assim, Ruas ficou conhecido como cirúrgico articulador político na cidade que o acolheu.