Quinze anos após um dos maiores jogos da história do Estádio Paulo Constantino, o Prudentão, o dérbi entre Palmeiras e Corinthians, quando Ronaldo, diante de 45 mil torcedores, derrubou o alambrado na comemoração de seu gol aos 47 minutos do segundo tempo, se tornou tema da websérie “Fenomenal”, produzida por formandos em Jornalismo da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste.
O filme destaca a cobertura jornalística da partida realizada no dia 8 de março de 2009, que se tornou memorável pela forma como o jogo mobilizou não só os apaixonados por seus times, mas também a maior cidade da região, que, com a repercussão da partida, foi projetada e falada mundialmente.
Na ocasião, Ronaldo fazia apenas o seu segundo jogo pelo Corinthians, em seu retorno ao Brasil para encerrar a carreira. Quando entrou em campo, no segundo tempo, e acertou um chute de fora da área no travessão, já era possível compreender como o destino seria histórico para a cidade. Daí surgiu a ideia da websérie, a qual, inclusive, foi nomeada em homenagem ao craque.
A websérie documental “Fenomenal” tem três episódios, de 15 a 20 minutos, e cada um conta sobre os bastidores jornalísticos, a mobilização das torcidas e os motivos para este jogo ser tão importante na história do esporte de Presidente Prudente. A equipe de produção, reportagem e cinegrafia da websérie é integrada por Beatriz Zoccoler, Inês Becegato, Nathalia Dias, Rodrigo Marinelli e Vinícius Dalama. A supervisão geral é da jornalista e Profa. Dra. Thaisa Sallum Bacco.
Um dos entrevistados foi o narrador Milton Leite, à época da Rede Globo, que, para a partida, havia preparado uma narração especial caso o Fenômeno entrasse em campo e fizesse um gol. O craque marcou e a narração saiu: “Ronaldo! Senhoras e senhores, o Fenômeno voltou. Gooooool. E como é bom dizer: Ronaldo”.
Outro personagem da websérie é o jornalista Mauro Naves, que era repórter e, por cobrir a Seleção Brasileira, conseguiu a confiança do craque para realizar as entrevistas. Na saída do gramado do Prudentão, após o gol de empate do Alvinegro, em meio à angústia de todos os jornalistas que queriam falar com Ronaldo, inclusive o próprio Mauro, o Fenômeno decidiu, mais uma vez, escolher Naves para conversar
“Quando eu chegava ele sabia quem eu era, ele me chama de presidente, para você ter uma ideia. Até hoje, o Ronaldo só me chama de presidente. Então eu tinha liberdade de perguntar e também não era nada muito profundo”, explicou Mauro Naves à websérie Fenomenal.
A produção
A websérie Fenomenal conta com 21 entrevistas, com torcedores, jornalistas, político e até mesmo um grafiteiro que revitalizou a arte do Fenômeno no Prudentão. Mas, até que as gravações ocorressem, muito trabalho foi realizado.
"Nosso processo de produção começou em agosto de 2023. Passamos pela pré- produção, que conta com pesquisa, análises, referências e construção do projeto teórico, até chegar na parte de produção prática. Foram meses e meses entre pré- entrevistas, decupagens, visitas ao Prudentão, filmagem das entrevistas oficiais, viagem para São Paulo, construção do roteiro e edição. Tivemos também algumas semanas para mixagem de áudio, colorização, videografismo e finalização dos três episódios. Posso dizer que foi cansativo, mas nos orgulhamos em mergulhar de cabeça no nosso projeto e fazer tudo que foi possível para atingir a produção de um conteúdo inédito”, explicou a roteirista Zoccoler.
Em 2009, a presença feminina no jornalismo esportivo ainda era escassa e a websérie Fenomenal entrevistou a única repórter de campo mulher que estava na partida.
“As gravações com jornalistas de referência, como a Fabíola Andrade, a única mulher a cobrir o jogo diretamente do gramado naquela época, foram fundamentais para trazer os detalhes e a profundidade que queríamos. A participação dela destaca a importância da presença feminina no jornalismo esportivo e enriqueceu ainda mais a narrativa que construímos. Cada entrevista, história e memória contada sobre a cobertura do gol do Ronaldo e todo o impacto desse momento para a cidade de Presidente Prudente, para o futebol brasileiro, e principalmente, para o jornalismo esportivo, fortaleceu demais o resultado final dos três episódios. Tenho certeza que vai ativar a memória de muita gente”, comentou Inês Becegato, estudante do 8º termo de Jornalismo.
O lançamento da websérie Fenomenal será no dia 18 de novembro de 2024, às 20h, no Teatro Cesar Cava, em Presidente Prudente. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Na mesma data, às 21h30, os três episódios também estarão disponíveis no canal do YouTube @webseriefenomenal. O teatro fica localizado na Rua José Bongiovani, 700 - Cidade Universitária, Bloco B.