O Banco de Leite Humano de Presidente Prudente promoveu o 3º Chá das Doadoras, evento que abriu a programação da Campanha ‘Agosto Dourado’. Com relatos emocionantes de superação e orientações profissionais para a saúde dos bebês, cerca de 20 doadoras participaram da ação.
O mês de agosto é dedicado ao incentivo à amamentação e aos benefícios do aleitamento materno.
Relatos
No Ambulatório Médico de Especialidades ‘Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima’, a mãe e fotógrafa, Juliane Frigo, fez um relato emocionante sobre sua gravidez, que sofreu algumas intercorrências e o parto precisou ser antecipado.
Nayron, o bebê de Juliane, nasceu em 19 de outubro de 2020, prematuro de 34 semanas, com 1.450 kg e precisou de internação por 45 dias.
Durante os 45 dias de internação, a maioria deles na UTI Neonatal, Nayron recebeu leite materno fornecido pelo Banco de Leite Humano da Sesau, doado pelas mães voluntárias.
Atualmente, há 64 doadoras e 28 bebês receptores nos quatro hospitais de referência.
“Vocês, mulheres como vocês, salvaram a vida do meu bebê e de muitos outros. Eu não entendia a importância da doação, achava que meu filho estava passando fome, não conhecia o trabalho do Banco de Leite. Após essa experiência, passei a ser doadora, doava pouco, tinha pouco leite, pois ainda não tinha amamentado meu bebê, mas não me importava com a quantidade, pois conheci a realidade dos prematuros, que mamam poucos emieles por vez. Hoje o Nayron está ótimo, com saúde e fazendo muita bagunça”, relatou Juliane.
A doutora Regiane Coissi, que é fisioterapeuta e osteopata abordou o tema ‘Transformando a Rotina do Sono do bebê com Massagem Terapêutica’ e demonstrou técnicas que podem ser reproduzidas em casa.
A profissional falou sobre importantes assuntos que permeiam os primeiros meses da criança, como refluxo, boas noites de sono e cólicas, por exemplo.