Em Presidente Prudente, doadoras de leite humano passarão a contar com benefícios. Na noite dessa segunda-feira (24), a Câmara Municipal aprovou projeto de lei que assegura atendimento preferencial e pagamento de meia-entrada.
O benefício será concedido para casos de doação voluntária de leite materno humano ao Banco de Leite Humano de Presidente Prudente. "O intuito é de estimular a doação e diante da necessidade urgente de abastecimento do Banco de Leite Humano do município, dos benefícios para a saúde da mãe e da criança e do impacto imediato na redução da mortalidade infantil", justifica o vereador Douglas Kato, autor da proposta discutida em plenário.
As doadoras de leite humano terão direito a atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais, supermercados, bancos, eventos culturais e esportivos, hipermercados e lotéricas, além de pagamento de meia-entrada, ou seja, 50% de desconto em eventos culturais, esportivos e de lazer realizados na cidade.
Para tal, precisam realizar pelo menos uma doação nos últimos dois meses anteriores ao da utilização dos incentivos e benefícios. "A doadora de leite, bem como o leite doado, deve cumprir todos os requisitos definidos em resolução da Anvisa, sendo submetidos a análise e parecer técnico do profissional responsável do Banco de Leite Humano de Presidente Prudente".
Caberá ao Banco de Leite Humano emitir a “Carteirinha de Doadora de Leite”, bem como definir os critérios para sua correta utilização e divulgação. "Este projeto oferece uma contrapartida às mães que dispuserem de seu tempo e esforço no auxílio a outras mães e bebês", frrisa.
Em número
Neste ano, o Banco de Leite soma 557 litros de leite coletados, com a distribuição de 516 litros. Em cinco meses, o órgão contou com uma média de 45 doadoras por mês.
Serviço
O Banco de Leite Humano de Presidente Prudente está localizado nas dependências do Ambulatório Médico do Hospital Regional, com entrada pela Avenida Hiroshi Yoshio. O local funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Mais informações pelo telefone: (18) 3229-1249.