18 99698-0957

NO AR

Show da Onda Viva

Com Luciano Teixeira

Brasil

1° Semana de Oficina Formativa com seminaristas aborda questões pastorais, econômicas e burocráticas

Publicada em 08/04/24 às 18:08h - 17 visualizações

por Pastoral da Comunicação


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Pastoral da Comunicação)
Dos dias 2 a 5 de abril, todos os 14 seminaristas maiores (Discipulado e Configuração) da Diocese estiveram reunidos para a 1° Semana de Oficina Formativa, que ocorreu em Presidente Prudente (SP). 

Essa semana foi marcada por intensa formação, na qual os vocacionados tiveram a oportunidade de conhecer mais profundamente as questões pastorais, econômicas, burocráticas e formativas da Diocese de Presidente Prudente. 

Dentre os temas abordados e atividades desenvolvidas, destacam-se:

– Práticas restaurativas com o diretor da Escola Champagnat; 

– O vicariato e os ofícios da diocese com o padre Tiago Carvalho e Dom Benedito; 

– História e papel da Diocese com Monsenhor Miguel; 

– Realidade e desafios da dimensão pastoral com o padre Éverton;

– Estrutura da cúria diocesana e chancelaria com o padre Eduardo; 

– Organização da dimensão financeira com o padre Jerônimo; 

– Funções e orientações da contabilidade na Sawil com a Sônia; 

– Escritório de advocacia com o Dr. Galiane; 

– Experiências pastorais e Fraternidade Presbiteral com padre Edcarlos;

Alguns temas contaram com visitas presenciais aos locais que são desempenhados as atividades, como a Cúria Diocesana e os escritórios de advocacia e contabilidade.

O objetivo foi promover aos seminaristas maiores conhecimento da vida burocrática, pastoral e financeira da Diocese e consequentemente nas paróquias para que, quando forem ordenados sacerdotes, possam desenvolver um trabalho mais atento, já tendo uma certa base da vida paroquial e diocesana. 

“Devemos ser pastores por inteiro, saber que a vida hoje não implica apenas na parte sacramental, mas também nas outras dimensões pastorais, para assim sabermos lidar com o povo de Deus e com a burocracia por trás de tudo isso”, destaca o seminarista Alexandre Andrade da Silva.

Também fizeram parte desses dias momentos de partilha, orações, missas e convivências no Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente. 

Um dia antes do início das atividades, 1º de abril, houve uma confraternização entre os seminaristas menores, propedêuticos e maiores. A ocasião foi marcada pela fraternidade diocesana entre os seminários e contou com a presença dos padres formadores e de pastorais.

“Que fique registrado também o agradecimento a todos, ao bispo, padres, colaboradores, formadores, escritórios, a cúria, por promover esses momentos formativos em prol de um rico e fecundo pastoreio”, finaliza o vocacionado.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(18) 99698-0957 ou (18) 3918-5300

Visitas: 845332
Usuários Online: 3
Copyright (c) 2024 - Onda Viva 95,7 FM - Desenvolvido: André Fogaroli - (44) 98431-2714
Converse conosco pelo Whatsapp!