18 99698-0957

NO AR

Show da Onda Viva / Batidão do Célião

Com Célio Ricardo

Brasil

TJ-SP reconhece direito de mulher incluir o sobrenome de sua avó materna

Publicada em 30/01/23 às 18:36h - 54 visualizações

por Portal Prudentino


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Marcelo Camargo/EBC)
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) reconheceu o direito de uma mulher de incluir o sobrenome de sua avó materna em seu registro civil por entender que a medida integra os direitos de personalidade e, no caso concreto, a modificação traz ausência de risco de prejuízo a terceiros.

Consta nos autos do processo que a parte autora ingressou com demanda judicial para que fosse incluído em seu assentamento civil o sobrenome de sua avó materna, alegando que foi apenas registrada com o sobrenome paterno e que pretende ser reconhecida no meio social e familiar pelo apelido da família materna, optando pelo de sua avó.

Em primeiro grau o pedido foi negado com o argumento da ausência de justo motivo e de risco de prejuízos a terceiros.

O relator do recurso, desembargador Alexandre Coelho, aponta em seu voto que a “questão se reveste de inegável interesse e relevância".

"Por se tratar de direito de personalidade, razão pela qual sua solução não pode ser encontrada se não à luz do direito à dignidade da pessoa”, pontua.

O magistrado explica ainda que, mesmo diante da regra da imutabilidade do nome civil, existem casos em que isso é possível.

"As razões da apelante demonstram que há justo motivo para a inclusão do sobrenome, entre eles a preservação da ancestralidade", frisa.

O desembargador argumenta ainda que foi demonstrado que não existe prejuízo na inclusão do patronímico da avó materna da autora. "Nem mesmo risco de prejuízo a terceiros, de insegurança pública ou jurídica, por dificultar a identificação social da autora”, finaliza.

A decisão por unanimidade de votos contou com a participação dos desembargadores Benedito Antonio Okuno e Clara Maria Araújo Xavier.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(18) 99698-0957 ou (18) 3918-5300

Visitas: 844867
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Onda Viva 95,7 FM - Desenvolvido: André Fogaroli - (44) 98431-2714
Converse conosco pelo Whatsapp!