18 99698-0957

NO AR

Super Mix

Com Super MIX

Brasil

Prudente registra aumento dos casos de entupimento da rede de esgoto

Publicada em 07/01/23 às 11:15h - 41 visualizações

por Portal Prudentino


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Arquivo/AI)
Com a intensificação do período chuvoso em janeiro, a Sabesp alerta para o aumento dos casos de entupimento da rede de esgoto. Entre as principais causas está a ligação irregular de água da chuva. 

Na região de Presidente Prudente, foram realizadas 6.189 desobstruções de redes e ramais de esgoto ao longo de 2022. Se forem considerados apenas os seis meses mais chuvosos (janeiro, fevereiro, março, outubro, novembro e dezembro), a média de entupimentos registrados por mês é de 543; enquanto nos meses mais secos (abril, maio, junho, julho, agosto e setembro), a média mensal cai para 487 casos. 

No Estado de São Paulo, o decreto 5.916/75 determina que os imóveis tenham duas saídas. A de esgoto recolhe os resíduos do vaso sanitário, chuveiro, pias e tanque. É uma tubulação de menor porte, já que esse volume não costuma sofrer grandes variações. 

Já a saída pluvial, maior, reúne a chuva e a água de lavagem que escoa por ralos e calhas. Os tubos devem ser separados para que o esgoto seja enviado para tratamento e para que as águas pluviais sejam encaminhadas para córregos e rios. Outro cuidado é não utilizar a caixa de inspeção do esgoto para escoar água pluvial. Principalmente em épocas chuvosas, os coletores não conseguem dar vazão, provocando vazamento de esgoto nas ruas ou dentro de casa. 

Para evitar obstruções, também é essencial que o lixo não seja lançado em pias, ralos e vasos sanitários. Durante as manutenções realizadas na tubulação, é comum as equipes encontrarem objetos pessoais e outros materiais jogados de forma incorreta na rede de esgoto. 

Além dos entupimentos, o descarte inadequado de lixo aumenta o risco de extravasamento e retorno de esgoto para dentro dos imóveis, mau cheiro e exposição a vetores e pragas urbanas, prejudicando a saúde dos moradores. 

Faça a sua parte

Atitudes simples podem contribuir com o bom funcionamento do sistema de esgoto e a proteção do meio ambiente: 

- A água de chuva deve ser direcionada para a galeria pluvial, nunca para a
rede coletora de esgoto; 

- não jogue lixo, bitucas de cigarro, preservativos, fraldas descartáveis, panos, papel higiênico, sacolas plásticas e outros objetos nos vasos sanitários e ralos;  

- descarte no lixo os restos de comida de pratos e louças antes lavá-los; 

- não jogue óleo de cozinha no ralo da pia, recolha em um recipiente descartável e entregue nas agências de atendimento da Sabesp, que enviam o óleo para reciclagem; 

- coloque grelhas nos ralos e sifões das pias e dos tanques; 

- quando solicitar a ligação de esgoto da sua casa, não se esqueça de verificar a necessidade de instalação das caixas de inspeção e de gordura, conforme orientações da Sabesp. 

Serviço

Em casos de entupimento na rede de esgoto, a Sabesp realiza a desobstrução e desinfecção dos locais afetados. O serviço pode ser acionado pelo telefone 0800-055 0195 ou pela agência virtual, no site www.sabesp.com.br



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(18) 99698-0957 ou (18) 3918-5300

Visitas: 844928
Usuários Online: 7
Copyright (c) 2024 - Onda Viva 95,7 FM - Desenvolvido: André Fogaroli - (44) 98431-2714
Converse conosco pelo Whatsapp!