Nesta quarta-feira (20), foi apresentado o novo sistema de compras e licitações totalmente digital e integrado da Prefeitura de Presidente Prudente. Pioneiro no Brasil, o projeto foi regulamentado por meio de decreto publicado em edição extraordinária do Diário Oficial.
A iniciativa possibilita que os processos de compra de insumos e materiais em geral utilizados pelas secretarias municipais sejam realizados de maneira mais ágil e eficiente, dando continuidade ao projeto de desburocratização na gestão pública do município, segundo a Prefeitura.
“Economia, agilidade, transparência, sustentabilidade, simplicidade, integração de sistemas, padronização de processos, procedimentos e de gerenciamento. Estudamos as necessidades das Secretarias em relação ao processo de compras. Com os resultados, elaboramos um sistema integrado que facilita e agiliza o trâmite”, explica o secretário municipal de Tecnologia, Helton Sapia.
Segundo ele, as secretarias começaram a ser mapeadas, em outubro de 2021, para que fosse possível distinguir as demandas de cada uma. “Verificamos que havia constantes reclamações das Secretarias em relação aos procedimentos de compras. A partir daí, elaboramos um sistema para atendê-las”.
Com processos de até 45 etapas, como os que necessitam de pregão, estima-se uma economia anual de 1 milhão de folhas impressas. "Anteriormente, os processos eram protocolados todos em papel, com etapas que variavam de 13 a 45, de acordo com a complexidade do objeto requisitado", cita a secretária municipal de Finanças, Célia Molinari.
“Com 17 secretarias, sedes, escolas e prédios em diferentes pontos da cidade, inclusive nos distritos, também haverá uma economia considerável no deslocamento”, complementa.