18 99698-0957

NO AR

A Música e a História

Com Milton Bardelli

Brasil

Moradores reclamam de ciclofaixa instalada em frente a residências na zona norte de Presidente Prudente; Semob defende legalidade da pintura

Publicada em 13/07/22 às 17:52h - 145 visualizações

por Por TV Fronteira


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Por TV Fronteira)
A pintura da ciclofaixa que passa por duas ruas do Parque Jabaquara incomodou moradores do bairro na zona norte de Presidente Prudente (SP). Eles fizeram questionamentos à Prefeitura, que é responsável pela obra, relacionados à falta de aviso prévio e outros critérios que foram utilizados para a realização da atividade.

Nesta terça-feira (12), a Prefeitura informou que serão feitos aproximadamente 400 metros de ciclofaixa, saindo da Avenida Juscelino Kubistchek até a Avenida Alvino Gomes Teixeira, passando pelas ruas Mercúrio e Netuno, onde os moradores colocaram as reclamações.

Segundo os residentes, a mudança influenciará negativamente no trânsito das ruas.


“Achei um absurdo isso aqui. Eles tinham que ter comunicado a gente, não pegar e já ir mexendo. E na hora que uma ambulância precisar parar aqui? Vai parar no meio da rua?”, disse uma moradora.

Outro morador questionou a forma com que a pintura foi realizada no local e mencionou sobre como os moradores farão para estacionar seus veículos.

Pintura de ciclofaixa no bairro Parque Jabaquara, em Presidente Prudente (SP) — Foto: TV Fronteira

“Aqui, se a rua fosse mais larga, o certo era fazer essa faixa no meio da rua. Isso aqui é uma coisa que se faz em acostamento de avenidas. Aqui todo mundo tem carro. Aí chega alguém aqui para encostar o carro aqui por onde? Não tem condições”, comentou outro morador.

De acordo com o engenheiro da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), Ádriner Sanfelici,, a ciclofaixa integra um projeto de revitalização que está sendo realizado na região e que inclui ainda a readequação das sinalizações de trânsito horizontal e vertical e a construção de escada e rampa próximas à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp).

“A ideia é adequar as ciclovias e ciclofaixas ao novo manual de sinalização do Conselho Nacional de Trânsito [Contran], publicado em setembro de 2021, que estabelece diretrizes e novos padrões para ciclovias e ciclofaixas em todo o país”, finalizou Sanfelici.

O secretário de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública, Luiz Edson de Souza, também respondeu em defesa da realização da ciclofaixa.

Pintura de ciclofaixa no bairro Parque Jabaquara, em Presidente Prudente (SP) — Foto: TV Fronteira

“As pessoas têm que compreender dois detalhes importantes: ali a maior parte das casas já tem guia rebaixada, em frente a guia rebaixada não se deve estacionar, mas pode, sim, fazer uma parada para uma carga ou descarga, além do outro lado da rua que podem perfeitamente estacionar os seus veículos. Uma ciclovia em uma região central de uma avenida aumenta o índice de acidentes em 50%, nosso projeto de deslocar a ciclovia para a parte lateral das vias vai reduzir em 50% o índice de acidentes”, disse o secretário à TV Fronteira.

Souza também falou sobre o prazo e a sinalização das reformas.

"Isso foi o início de uma obra, nós começamos pela sinalização. Pelo menos em 15 dias nós pretendemos concluir essa obra inteira. A retirada do trecho central da ciclovia na Avenida Alvino Gomes Teixeira vai proporcionar um caminho alternativo para quem vem dos distritos e extremo [da] zona norte em direção à zona leste de Presidente Prudente, sem permitir que parem nos semáforos. Com essa retirada, vamos aumentar uma faixa de rolamento aqui na Alvino Gomes Teixeira, proporcionando mais veículos chegarem próximo do semáforo e evitando o acúmulo de veículos na avenida”, complementou Souza.

O secretário também foi questionado sobre a legalidade das pinturas realizadas na frente das casas dos moradores.

“Completamente legalizada. A maior parte das residências ali tem guia rebaixada, eles já não poderiam estacionar. É humanamente impossível fazer o controle de tudo isso, mas eles já não poderiam estacionar em uma guia rebaixada. Nós escolhemos a via menor e a que causa menor impacto para a sociedade, principalmente naquela região”, finalizou Souza.

Pintura de ciclofaixa no bairro Parque Jabaquara, em Presidente Prudente (SP) — Foto: TV Fronteira







ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(18) 99698-0957 ou (18) 3918-5300

Visitas: 849345
Usuários Online: 4
Copyright (c) 2024 - Onda Viva 95,7 FM - Desenvolvido: André Fogaroli - (44) 98431-2714
Converse conosco pelo Whatsapp!