18 99698-0957

NO AR

Batidão do Celião

Com Célio Ricardo

Brasil

Prudente inicia mapeamento para identificar variantes da covid em parceria com Butantan

Publicada em 13/07/22 às 17:44h - 63 visualizações

por Portal Prudentino


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Marcelo Camargo/EBC)
Com o objetivo de identificar com maior rapidez as cepas das variantes da covid-19 em circulação, a cidade de Presidente Prudente iniciará um mapeamento por meio de parceria celebrada com o Instituto Butantan, que mantém o projeto de sequenciamento genômico’ do novo coronavírus. 

Tubos de coletas positivados serão enviados ao Butantan, sequenciados e devolvidos com o resultado das variantes. Os trabalhos devem proporcionar maior eficácia no controle sanitário e epidemiológico diante do município ser rota de acesso para os Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.

"O município terá uma identificação das variantes entre 5 a 7 dias, trazendo benefícios para as medidas de controle epidemiológico, já que nos abre a possibilidade de um tempo hábil de ação, pois o indivíduo contaminado tem um período de até 14 dias em observação. Sem esta parceria, este processo levaria de duas a três semanas, perderíamos tempo de ação e o controle da variante que está circulando", explica a secretária municipal de Saúde, Márcia Lima Dantas.

Segundo ela, a parceria auxiliará o Butantan a desenvolver novas vacinas ou modificar imunizantes já existentes. "Posteriormente, o instituto já se dispôs a realizar também o sequenciamento com o vírus da dengue, o que brevemente estará em andamento", revela.

Apagão de dados

Pelo quinto dia, dados de notificações e de novos casos de covid seguem indisponíveis devido a problemas no sistema interno da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), o que prejudicou o boletim desta segunda-feira (11). 

Segundo o órgão, não foram registradas mortes nas últimas 24 horas. Contudo, teve aumento no número de internações nos últimos três dias: atualmente, são 33 moradores de Prudente hospitalizados, sendo seis pessoas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Até quinta-feira (7), a cidade acumulava 63.360 casos positivos e 1.038 mortes. Além disso, 71 exames aguardavam resultados por parte dos laboratórios, e 1.755 parados por falta de encerramento de fichas no sistema.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(18) 99698-0957 ou (18) 3918-5300

Visitas: 849431
Usuários Online: 6
Copyright (c) 2024 - Onda Viva 95,7 FM - Desenvolvido: André Fogaroli - (44) 98431-2714
Converse conosco pelo Whatsapp!