18 99698-0957

NO AR

Programa Altas Ondas

Com Beto Medeiros

Brasil

Doação de sangue: entenda a importância da campanha Junho Vermelho

Publicada em 21/06/22 às 18:43h - 4 visualizações

por Oeste Saúde


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Ilustração)
Você sabia que até quatro vidas podem ser salvas com apenas uma doação de sangue? Este gesto solidário é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves - como Doença Falciforme e Talassemia - possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.

A campanha 'Junho Vermelho' tem o objetivo de divulgar amplamente a importância de incentivar a população a doar sangue. Devido aos períodos mais frios de outono e inverno, as doações tendem a cair. Por isso, fica aqui o alerta para colaborar com esta importante causa.

O ato consiste em doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

Como doar sangue?

As coletas de sangue mantêm rígidas medidas de segurança e seguem com rigor todos os critérios de prevenção à contaminação com a doença, conforme indicações do Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial da Saúde (OMS). As orientações preveem, sobretudo, o agendamento das doações, para evitar qualquer tipo de desconforto para os doadores.

Para saber como doar sangue, entre em contato com o hemocentro da sua cidade e tire suas dúvidas. O procedimento é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Quem pode ser um doador de sangue?

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só
podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

- Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de
sangue.
- Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes
dos 60 anos.
- A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três
doações de sangue anuais para as mulheres.
- O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens
e de três meses para as mulheres.

Como é o procedimento de doação de sangue?

O procedimento para doar sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml. Se você preenche os requisitos para doar sangue, junte-se a nós nesta causa! 

Faça a sua doação no hemocentro da sua cidade e ajude a salvar vidas.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(18) 99698-0957 ou (18) 3918-5300

Visitas: 633642
Usuários Online: 6
Copyright (c) 2022 - Onda Viva 95,7 FM - Desenvolvido: André Fogaroli - (44) 98431-2714
Converse conosco pelo Whatsapp!