18 99698-0957

NO AR

Super Mix

Com Super MIX

Brasil

Trecho urbano de PP tem aumento de colisões, aponta monitoramento

Publicada em 31/05/22 às 21:25h - 96 visualizações

por Portal Prudentino


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Arquivo/AI)
Em Presidente Prudente, um problema tem sido frequente na confluência de tráfego entre vias de acesso e a Rodovia Raposo Tavares (SP-270). A desatenção à sinalização de trânsito, combinada a outras condutas que tiram a atenção do motorista do fluxo de veículos, tem sido o principal fator para o aumento de colisões no eixo rodoviário.  

Na comparação entre os meses de março e abril, foi verificado aumento nas colisões principalmente nos horários das 8h às 9h e das 18h às 19h, período em que há maior demanda dos veículos que saem da área urbana. 

O levantamento feito pelo Centro de Controle Operacional da concessionária Cart aponta uma incidência quase quatro vezes maior nas colisões traseiras – foram nove em abril no rush, contra duas em março. Acidentes com vítimas foram seis, o dobro se considerado o mês anterior; e sem vítimas (baixa severidade), nove contra zero, na mesma base comparativa.   

As principais razões pontuadas pelo policiamento rodoviário são o desrespeito à velocidade regulamentada no trecho urbano, em especial nos trechos em obras. Neste período, as placas regulamentares são ocultadas e a nova indicação de velocidade, limitada a 60 km/h, é identificada na sinalização de advertência e conificação que indica o estreitamento de pista.  

Outro fator muito identificado é a combinação celular e volante. Uma prática que, segundo dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego, aumenta em quatro vezes a probabilidade de provocar acidentes. Ainda de acordo com o estudo, digitar enquanto dirige é ainda mais perigoso: o risco de acabar em sinistro é 23 vezes maior.   

O trecho que compreende os quilômetros 562 e 572 tem chamado a atenção do policiamento rodoviário para ocorrências.

“Nas ações de fiscalização no perímetro urbano, temos notado uma incidência de colisões, todas de baixa severidade, na qual o fator é a soma da desatenção e velocidade desproporcional, que causam as colisões traseiras e transversais. A combinação de celular e volante é mais uma conduta de motoristas notada durante o policiamento, até mesmo a falta de uso de cinto de segurança”, afirma o tenente Silvio de Oliveira Zandonadi, comandante do Pelotão da Polícia Militar Rodoviária de Presidente Prudente.   

Uso das faixas  

No trecho urbano de Prudente, a Raposo Tavares recebe por dia cerca de 21 mil veículos, sendo que 75% deste volume corresponde ao tráfego de entrada e saída para a rodovia pelas vias marginais, ruas laterais ou Rodovias no entorno, especialmente nos horários de pico, na manhã e no final do dia.  

Na dinâmica de tráfego município x rodovia, as faixas de aceleração cumprem a função de permitir ao motorista espaço suficiente para acelerar ou diminuir a velocidade do veículo, sempre com segurança. 

Para utilização correta, o condutor deve sinalizar utilizando a seta do veículo, aumentar a velocidade gradativamente, compatível com as dos demais veículos que já estão na rodovia, verificar nos retrovisores a melhor oportunidade para adentrar à rodovia e tomar seu lugar na pista da direita. Isso contribui para evitar colisões traseiras e laterais entre um veículo mais lento e outro que venha rápido.   

Para utilização com segurança da faixa de desaceleração, na confluência rodovia x município, o condutor que estiver transitando na pista da direita da rodovia deve sinalizar utilizando a seta do veículo, verificar nos retrovisores a distância do veículo logo atrás, reduzir a velocidade gradativamente adentrando à faixa de desaceleração, de forma que sua velocidade já esteja compatível com o acesso que queira adentrar.  A faixa de desaceleração oferece espaço suficiente para a manobra de saída da rodovia com segurança.  

Orientação  

Na Raposo Tavares, foram intensificadas obras de recuperação de pavimento no perímetro urbano, com a necessidade do fechamento temporário de trechos de pista e, consequentemente, de alças de acesso e saída às vias marginais.

Nesta situação, a principal conduta ao volante é seguir em velocidade reduzida onde o tráfego é direcionado para uma faixa. Estas obras são de intervalo prolongado.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(18) 99698-0957 ou (18) 3918-5300

Visitas: 849022
Usuários Online: 4
Copyright (c) 2024 - Onda Viva 95,7 FM - Desenvolvido: André Fogaroli - (44) 98431-2714
Converse conosco pelo Whatsapp!