Em apenas um mês, 189 reclamações registradas no Procon de Presidente Prudente referentes ao setor financeiro. Segundo o órgão, os principais problemas estão relacionados a crédito consignado, cobranças indevidas de cartão de crédito e dúvidas de valores lançados em faturas.
A coordenadora do Procon-PP, Soraia de Araújo Souza, explica que o consumidor deve verificar, com frequência, os extratos bancários, as faturas de cartões de crédito e dos serviços essenciais. “Caso tenha dúvidas ou não reconheça algum lançamento, é necessário entrar em contato, primeiramente, com o fornecedor”, pontua.
Soraia também faz um alerta aos aposentados e pensionistas. “Evite a compra por impulso, que estimula o endividamento desnecessário e exija sempre a nota fiscal do produto. Não compre em sites que não disponibilizam o número do CNPJ, razão social, endereço físico e e-mail para contato e desconfie se o preço do produto estiver muito abaixo do preço de mercado, bem como se o fornecedor possui muitas reclamações”, frisa.
Em janeiro, o órgão municipal somou 561 atendimentos. Destes, 30% foram realizados virtualmente, por meio do site oficial do órgão. "O atendimento é ofertado somente aos consumidores que residem em Presidente Prudente ou tenham adquirido produto ou serviço no comércio local", expõe a coordenadora.
Além do setor financeiro, aparecem na lista de reclamações os serviços essenciais (143 ocorrências), produtos diversos (101) e serviços privados (100).
Atendimento
Aos consumidores que têm acesso à internet, o Procon orienta para que optem pelo atendimento virtual, tendo em vista ser mais adequado e cômodo para formalizar sua dúvida ou reclamação, e ainda, em razão das medidas de prevenção à disseminação da Covid-19: www.proconpp.sp.gov.br.
No perfil oficial do Procon no Instagram @proconpp, o consumidor encontra avisos sobre o funcionamento do órgão e dicas rápidas sobre direito do consumidor. "Porém, o perfil não tem a finalidade de registrar dúvidas ou reclamações. O registro de dúvidas e reclamações deve ser feito somente pelo site", avisa.
O atendimento presencial deve ser preferencialmente utilizado pelos consumidores que não possuem acesso à internet ou não dominam o recurso.
Limitado a 25 atendimentos por dia, com distribuição de senhas, ele é feito de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 16h. "É indispensável apresentação de documento pessoal atual com foto e documentos pertinentes ao problema reclamado, como faturas, comprovantes de pagamento, notas fiscais, ordens de serviço, protocolos, etc", finaliza.
O Procon de Prudente está localizado na Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes, no Centro Cultural Matarazzo (sala da antiga pinacoteca).