O advogado Gilmar Alves de Azevedo e sua esposa Marisete Justi de Azevedo estavam na aeronave no momento em que o problema técnico foi detectado e relataram a experiência ao g1.
"Após 40 minutos do retorno, funcionários da Voepass, chamada de Passaredo, comunicou o cancelamento do voo. Aí que surgiu o impasse, todos os passageiros foram avisados de que não teriam condições de volta no mesmo dia e muito menos no dia seguinte [22 de janeiro]. Somente na segunda-feira [24] haveria possibilidade de retornar a Presidente Prudente", contou Gilmar.
Ainda conforme o advogado, quando os passageiros souberam do cancelamento do voo, já era aproximadamente meia-noite. Quanto às garantias dos passageiros, nenhuma delas foi oferecida, como hotel, transporte e alimentação até o próximo voo. Tudo ficou por conta dos usuários.
"Ainda mais a empresa terceirizada Voepass afirmou que todas as reclamações deveriam ser encaminhadas à Gol, que vende as passagens, depois da comunicação aos passageiros em geral. Foram ainda iniciadas tratativas individuais com cada passageiro, sendo que, no atendimento meu e de minha esposa, não deram transporte para retorno a São Paulo e nem ofereceram volta via terrestre, muito menos reembolso da passagem", relembrou Azevedo ao g1.
Diante do ocorrido, o casal voltou a São Paulo (SP) de táxi até um hotel, onde pernoitou até o dia 22. Depois, os dois foram até o Terminal Rodoviário da Barra Funda, onde retornaram de ônibus para Presidente Prudente, arcando com todas as despesas.
Passageiros passam por transtorno após cancelamento de voo devido a problemas técnicos em aeronave — Foto: Gilmar Alves de Azevedo/Cedida
"A empresa Gol, detentora da linha Presidente Prudente–São Paulo, São Paulo–Presidente Prudente, terceirizou a linha para a empresa Voepass, que tem um avião muito antigo e sem condições de voo, visto que os passageiros não têm nenhum conforto dentro do avião, principalmente a falta de ar-condicionado antes de levantar voo e após o voo o ar também não refrigera, muito calor no interior do avião", relatou o advogado ao g1.
Azevedo ainda ressaltou que o avião deveria ser vistoriado para a constatação das condições para atender aos passageiros na forma contratada e exigida por lei.
"A Gol, com essa atitude, não respeita os passageiros e ainda infringe a lei, pois a detentora é responsável pela linha", enfatizou o usuário.
O usuário fez uma denúncia à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a respeito dos transtornos sofridos e busca o ressarcimento dos gastos e prejuízos por conta do cancelamento do voo.
Outro lado
Agência Nacional de Aviação Civil
"Nesse contexto, é importante destacar que a agência mantém um programa de vigilância continuada de todas as empresas autorizadas a explorar serviços de transporte aéreo. O programa é composto de atividades de fiscalização periódicas e de escopo abrangente, que atestam a conformidade desses operadores com os elevados padrões e práticas internacionais estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e a regulação nacional", pontuou a Anac ao g1.
Serviço
De Presidente Prudente a Guarulhos, o horário de saída dos voos é às 5h35, com previsão de chegada às 7h20. Há também voos que saem de Guarulhos com destino a Presidente Prudente. O horário de saída é às 22h40, com previsão de chegada à 0h25.
Os dias das viagens devem ser consultados com antecedência no site da Gol Linhas Áreas.