18 99698-0957

NO AR

Love Hits

Com Love Hits

Brasil

Titular da Semob e interventor da Prudente Urbano explicam a vereadores crise no transporte coletivo em Presidente Prudente

Publicada em 04/11/21 às 18:23h - 155 visualizações

por Por g1 Presidente Prudente


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Betto Lopes/TV Fronteira)
Vereadores de Presidente Prudente (SP) reuniram-se na Câmara Municipal, nesta quinta-feira (4), com o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública, Luiz Edson de Souza, e com o interventor nomeado pelo Poder Executivo para a concessionária de transporte coletivo urbano Prudente Urbano, Manoel Silva Félix da Costa. Eles discutiram os problemas que afetam o transporte coletivo urbano na cidade.

Os vereadores cobraram da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob) maior agilidade para a solução dos problemas do transporte coletivo que diariamente afetam a população.

A reunião foi realizada após solicitação dos próprios vereadores em decorrência dos últimos acontecimentos, como os 19 ônibus apreendidos pela Justiça na madrugada da quarta-feira (3), o que gerou transtornos para a população, como falta de ônibus e veículos que ainda transitam precários e completamente lotados.

Os parlamentares cobraram rápida solução para o contrato e reiteraram os apontamentos já feitos pela Câmara Municipal, como a necessidade de rescisão contratual com a atual concessionária do serviço de transporte público. Além disso, pediram informações sobre as diversas linhas de ônibus que estão desfalcadas, em que pese o retorno das atividades comerciais e as aulas da rede pública de ensino.

Outro ponto questionado, que novamente focou na cobrança de agilidade na condução do processo, foi a publicação do decreto 32.493/2021, que prorrogou a intervenção no transporte coletivo até o dia 3 de dezembro, ou seja, por mais um mês.

Tanto o secretário como o interventor realizaram suas explicações sobre os assuntos abordados e se comprometeram a proporcionar soluções para a comunidade o mais breve possível e, ainda, deixaram cópias com os vereadores das linhas e da minuta do contrato emergencial a ser celebrado com uma empresa após o possível rompimento do atual vínculo com a Prudente Urbano.

Caos no serviço público
O serviço público de transporte coletivo urbano em Presidente Prudente enfrenta uma situação caótica.

Em julho deste ano, a Prefeitura decretou intervenção na empresa concessionária e assumiu a responsabilidade pela prestação do serviço à população.

Inicialmente, a intervenção municipal tinha um prazo de duração de três meses. No entanto, esse período venceu em outubro sem que o Poder Executivo chegasse a uma solução definitiva para o problema. Com isso, a intervenção já foi prorrogada duas vezes e está vigente, pelo menos, até o dia 3 de dezembro de 2021.

Com dívidas acumuladas junto a financiamentos bancários, a Prudente Urbano já teve nos últimos quatro meses mais de 50 ônibus apreendidos, em decorrência de decisões da Justiça, o que agravou ainda mais a prestação do serviço à população.

Devido à falta de veículos, itinerários de linhas de ônibus foram tirados de circulação, deixando os passageiros usuários do transporte coletivo sem alternativa de locomoção pelo sistema municipal gerido pela Prefeitura.


Nesta semana, as aulas na rede estadual de ensino foram retomadas obrigatoriamente para 100% dos alunos e muitos estudantes ficaram sem alternativa de transporte público para irem às escolas ou para voltarem para casa.

“Apesar das recentes ações do Poder Público, a empresa tem perdido seguidamente ônibus de sua frota por meio de ações judiciais, prejudicando a comunidade que precisa do transporte público, como nesta quarta-feira, dia 3 de novembro de 2021, com mais 19 ônibus apreendidos pela Justiça, tendo gerado inúmeros dissabores para a população prudentina”, destacou o ofício assinado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Demerson Dias (PSB), que convidou o secretário e o interventor a prestarem explicações ao Poder Legislativo sobre a atual situação do sistema de transporte coletivo da cidade.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(18) 99698-0957 ou (18) 3918-5300

Visitas: 845833
Usuários Online: 6
Copyright (c) 2024 - Onda Viva 95,7 FM - Desenvolvido: André Fogaroli - (44) 98431-2714
Converse conosco pelo Whatsapp!