Em dia efervescente, os funcionários da concessionária Prudente Urbano decidiram, na tarde desta quinta-feira (1º), retomarem o transporte coletivo de forma parcial atendendo à decisão judicial. Pela primeira vez, a empresa abriu diálogo com os representantes da categoria, contudo, avisou que pode pagar 'devagarinho'.
Em assembleia na frente da garagem, a categoria deixou claro que apenas volta aos trabalhos para evitar punições da Justiça, porém, pode paralisar a prestação de serviços novamente caso não tenha nenhuma evolução no pagamento dos atrasados até a próxima semana.
Atualmente, 25 funcionários ainda não receberam o salário referente a maio, enquanto toda a categoria segue com o vale-alimentação e adiantamento salarial pendurados. Há casos de férias parcelas no ano passado ainda em pendência.
Pela manhã, os funcionários e sindicalistas foram recebidos pelo prefeito Ed Thomas (PSB), que anunciou a contratação de empresa para auditoria nas contas da Prudente Urbano, auxílio aos funcionários com alimentação repassada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, além de discutir soluções para o impasse com a Câmara Municipal e Ministério Público Estadual (MPE-SP).
A auditoria antecede uma possível intervenção do município no transporte coletivo.
'Devagarinho'
Conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Terrestres de Presidente Prudente e Região (Sintrattepp), houve a primeira reunião com os diretores da Prudente Urbano desde o início da greve.
Na conversa, a diretora Mariângela Silva Gonçalves informou que 'não há dinheiro', porém, prometeu pagar 'devagarinho' conforme a entrada de valores em caixa. Mas, não deu datas aos sindicalistas.
Ela também pedirá à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) para que não tenha transporte coletivo aos domingos devido 'ao baixo número de passageiros'.
Como fica o transporte
Desta forma, o transporte coletivo será retomado com a circulação de 29 veículos em horários de pico, o que representa 50% da frota reduzida durante a pandemia. Nos horários normais, apenas 30% estarão nas ruas.
Cabe lembrar que os cálculos não são realizados pelo total da frota, que é de 104 ônibus.
Além dos ônibus, também, haverá a circulação de vans em linhas não atendidas pela Prudente Urbano.