18 99698-0957

NO AR

Batidão do Celião

Com Célio Ricardo

Brasil

Áreas de lazer deverão contar com brinquedos adaptados em Prudente

Publicada em 18/05/21 às 18:50h - 169 visualizações

por ROGÉRIO MATIVE


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Arquivo)
A Câmara Municipal de Presidente Prudente aprovou projeto de lei que dispõe sobre a instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência em estabelecimentos de ensino, parques, praças e áreas de lazer localizados em espaços públicos.

De acordo com a proposta, os equipamentos infantis deverão ser adequados às necessidades de crianças com deficiência e instalados seguindo as normas de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

Aprovado em definitivo durante a sessão ordinária dessa segunda-feira (17), o projeto aponta ainda que a disponibilização de brinquedos adaptados nos parques e áreas públicas de lazer será feita de forma gradativa, "na medida da disponibilidade financeira do Poder Executivo".

Porém, a implantação imediata é obrigatória em casos de "novas obras". Nos locais, deverão ser afixadas placas com a seguinte informação: “Entretenimento Infantil Adaptado”. 

"O Poder Executivo regulamentará, no que couber, a presente lei, objetivando sua melhor aplicação", diz o texto.

Inclusão

Segundo o autor da proposta, vereador Douglas Kato (PTB), as crianças com algum tipo de deficiência, muitas vezes, se sentem excluídas do meio social. "Entre eles, a sua área de lazer, onde não consegue brincar com outras crianças por possuir limitações", diz.

"Para que o 'brincar' da criança se torne eficiente, é necessário um ambiente adequado, com proteção, segurança e acessibilidade, ainda que, as crianças com algum tipo de deficiência, precisem de um maior cuidado quanto a adaptação de um ambiente em que possam usufruir deste espaço da mesma forma que outra criança sem deficiência faz, garantindo assim, a igualdade entre elas", frisa o parlamentar. 

Para ele, um espaço só pode ser considerado acessível quando utilizado por todas as pessoas, independente de suas limitações.

"Portanto, ressalto de suma importância a acessibilidade nos brinquedos para as crianças com deficiência, dando assim, a igualdade e a dignidade de uma criança, junto de seu bem-estar em convívio social", finaliza.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(18) 99698-0957 ou (18) 3918-5300

Visitas: 842945
Usuários Online: 7
Copyright (c) 2024 - Onda Viva 95,7 FM - Desenvolvido: André Fogaroli - (44) 98431-2714
Converse conosco pelo Whatsapp!