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Duplicação da Ângelo Rena pode custar até R$ 15 milhões

Publicada em 17/05/21 às 07:47h - 156 visualizações

por portalprudentino.com.br


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 (Foto: Foto: Marcos Sanches/Secom)

Alvo constante de reclamações e palco de diversos acidentes com vítimas fatais, a Rodovia Ângelo Rena conta com estudos para sua duplicação. Contudo, as obras seguem sem previsão devido ao custo "extremamente elevado".

De acordo com a Prefeitura de Presidente Prudente, o valor da duplicação do trecho pertencente ao município prudentino pode chegar a R$ 15 milhões. "A duplicação da via é necessária e será realizada, com estudos já em andamento, porém é uma obra de custo extremamente elevado", diz o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Luiz Edson de Souza.

Ajuda do Estado

Já o prefeito Ed Thomas (PSB) revela que já protocolou vários ofícios solicitando verba para melhorias na via. "Estamos empenhados em busca de recursos que viabilizem a duplicação, porém, trata-se de uma obra para a qual são necessários aportes financeiros do Estado ou União, considerando uma execução de alto custo", fala.

"No momento, a maior parte dos recursos do município tem sido investida em saúde", pontua, ao citar o atual momento vivido diante da pandemia do coronavírus.

Medidas alternativas

Como forma de amenizar os problemas enfrentados pelos motoristas que trafegam pela via que liga Prudente a Regente Feijó e Indiana, a Prefeitura realizou a limpeza e roçagem das laterais da via, reforço da sinalização horizontal e vertical, reforma das três rotatórias, instalação de obstáculos, entre outras melhorias.

Uma das rotatórias foi equipada com três postes de iluminação, além da implantação de novas placas de sinalização, indicando limite máximo de velocidade, lombadas, preferencial, dentre outros avisos. Por se tratar de uma vicinal, a velocidade máxima permitida é de 60 km por hora, e máxima de 30 km/h nos trechos de rotatórias. 

"Nos últimos anos, a região sofreu uma explosão imobiliária, que não foi levada em consideração quando construída a via. A falta de planejamento é um dos motivos do grande fluxo, uma vez que não há rotas alternativas para acessar determinados bairros da região, o que ocasiona um alto índice de trafegabilidade", analisa Souza.

Visando diminuir o fluxo da rodovia, a Semob iniciou a execução de abertura de uma marginal de acesso ao Jardim Vista Bonita, que atualmente só é possível por meio da Ângelo Rena, ligando a Rua Manoel Vieira Nunes à Rua Letícia de Lima Sperandio.

A marginal funcionará como prolongamento da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira. "Há um segundo projeto em estudo, que objetiva ligar o Jardim Vista Bonita a um empreendimento imobiliário", finaliza.




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