18 99698-0957

NO AR

Oração da Manhã

Com Padres da diocese de Presidente Prudente

Brasil

Promotor alerta que classificação da região de Presidente Prudente para a fase amarela não significa que vírus foi embora

Publicada em 08/02/21 às 20:03h - 160 visualizações

por Por G1 Presidente Prudente


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Mariana Padovan/Secom)
O promotor de Justiça Marcelo Creste, que atua em Presidente Prudente, afirmou nesta segunda-feira (8) que a classificação da região para a fase amarela do Plano São Paulo “não significa que o vírus foi embora e tampouco que a pandemia deixou de existir”. Creste ainda ainda ressaltou que cabe à sociedade civil adequar-se para o enfrentamento à pandemia, em especial não promovendo aglomerações.

A região de Presidente Prudente avançou da etapa laranja para a fase amarela do Plano São Paulo, conforme a atualização feita pelo governo do Estado na tarde da última sexta-feira (5). Já a área de abrangência do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília também evoluiu, mas da fase vermelha para a etapa laranja.

Segundo o governo do Estado, os avanços de fase foram justificados pela melhora nos indicadores de controle da pandemia da Covid-19 nas regiões que conseguiram evoluir.

Em nota divulgada nesta segunda-feira, o representante do Ministério Público do Estado de São Paulo afirmou que nos últimos 15 dias, o governo estadual implantou mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o enfrentamento da Covid-19 na região de Presidente Prudente, sendo dez leitos na Santa Casa de Presidente Prudente e dez no Hospital Regional (HR).

O promotor alertou que a velocidade de transmissão e de contágio do novo coronavírus é “impressionante e faz com que em pouquíssimo tempo o sistema hospitalar entre em colapso”.

Creste apontou que no dia 1º de fevereiro de 2021 a taxa de ocupação de leito UTI era de 62,24%. Já nesta segunda-feira (8), a taxa regional de ocupação de leito UTI atingiu 76%. Ou seja, em uma semana houve aumento superior a 20% do número de internações em UTI, segundo o promotor.

“Caso essa tendência de alta se mantenha não haverá quantidade de leitos para atender a demanda que se anuncia, cabendo advertir que a rede privada de saúde trabalha com 100% de ocupação de leito UTI há muito tempo. Portanto, cabe à sociedade civil adequar-se para o enfrentamento à pandemia, em especial não promovendo aglomerações”, concluiu o representante do MPE.

Em nova atualização do Plano São Paulo, DRS de Presidente Prudente avança para a fase amarela; DRS de Marília passa para a etapa laranja

Ministério Público do Estado de São Paulo, em Presidente Prudente — Foto: TV Fronteira/Reprodução
Ministério Público do Estado de São Paulo, em Presidente Prudente — Foto: TV Fronteira/Reprodução

Fase amarela
A fase amarela permite 40% de ocupação em academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais, com expediente de até dez horas diárias para restaurantes e 12 horas para as demais. O atendimento presencial deve ser encerrado às 22h em todos os setores. Nos bares, as portas fecham mais cedo, às 20h. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows continuam proibidos.

Atualmente, a venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniência só pode ocorrer entre 6h e 20h em todos os 645 municípios paulistas. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem as restrições atuais.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(18) 99698-0957 ou (18) 3918-5300

Visitas: 843600
Usuários Online: 11
Copyright (c) 2024 - Onda Viva 95,7 FM - Desenvolvido: André Fogaroli - (44) 98431-2714
Converse conosco pelo Whatsapp!