18 99698-0957

NO AR

Conexão Viva

Com Alex Berti

Brasil

Protetor contra pestes, padroeiro São Sebastião é celebrado em Prudente

Publicada em 20/01/21 às 21:24h - 173 visualizações

por ROGÉRIO MATIVE


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Protetor contra pestes, fome e epidemias, São Sebastião é lembrado no feriado municipal desta quarta-feira (20), em Presidente Prudente. Na Catedral, missas são celebradas em meio à pandemia do coronavírus que assola o mundo.

Com aferição de temperatura, controle de entrada e distanciamento entre os fiéis, a primeira missa foi realizada, às 8h, pelo monsenhor José Antônio de Lima. A segunda celebração será no período da noite, às 19h30, pelo bispo diocesano Dom Benedito Gonçalves.

Sem a realização da tradicional procissão pelas ruas centrais da cidade devido ao protocolo de prevenção à covid-19, a Catedral de São Sebastião permanecerá aberta ao longo do dia para preces e agradecimentos.

"Ele é advogado junto as causas na proteção contra pestes, fome, epidemias, doenças da pecuária. Nesse dia lembrados o seu martírio. São Sebastião foi perseguido por sua fé, um grande santo que o Brasil inteiro tem grande devoção", diz o monsenhor José Antônio de Lima.
O Santo
 
São Sebastião, originário de Narbonne (França) e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano por defender o cristianismo.

Conhecido por cuidar dos presos enfermos, São Sebastião é apontado como o responsável por acabar com uma terrível peste que assolou Roma. A partir desta época, ele passou a ser venerado como santo padroeiro contra a peste, a fome e a guerra.

Diferentemente do que muitos pensam, o santo não foi morto por flechadas. Este teria sido o primeiro ato do imperador contra ele, ao amarrá-lo a uma árvore e alvejá-lo por flechas, que o deixaram aparentemente morto. Resgatado por algumas mulheres lideradas pela cristã chamada Irene, foi levado sob seus cuidados e conseguiu se restabelecer.

Depois de recuperado, São Sebastião continuou evangelizado e indiferente aos pedidos dos cristãos para não se expor, apresentou-se ao imperador insistindo para que acabasse com as perseguições e mortes aos cristãos.

Ignorando os pedidos, desta vez, Diocleciano ordenou que o açoitassem até a morte, e depois seu corpo fosse jogado no esgoto público de Roma, para que não fosse venerado como mártir pelos cristãos por volta do ano 287 da Era Cristã.

Em Prudente

Na maior cidade do Oeste Paulista, seu nome foi colocado na Catedral de São Sebastião, fundada em 1925 pelo monsenhor José Maria Martinez Sarrion.

No dia 2 de outubro de 1926, foi realizada a primeira festa em honra ao Padroeiro São Sebastião, não visando ao aspecto litúrgico, mas promocional, objetivando conseguir fundos para serem empregados nas atividades de construção da igreja.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(18) 99698-0957 ou (18) 3918-5300

Visitas: 842741
Usuários Online: 9
Copyright (c) 2024 - Onda Viva 95,7 FM - Desenvolvido: André Fogaroli - (44) 98431-2714
Converse conosco pelo Whatsapp!