18 99698-0957

NO AR

Super Mix

Com Super MIX

Brasil

Abandonada, figueira centenária agoniza apesar de decreto de Proteção

Publicada em 07/12/20 às 18:18h - 152 visualizações

por ROGÉRIO MATIVE


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: M2 Comunicação)
Menos de dois anos do primeiro atentado, a figueira centenária localizada na Rua Bela, ao lado do Parque de Uso Múltiplo (PUM) de Presidente Prudente, agoniza diante da inércia das autoridades em salvá-la de seguidos envenenamentos, que continuam enfraquecendo a espécie 'protegida' por decreto municipal. 

Em 20 meses, desde a denúncia feita pelo Portal, a copa - antes frondosa - apresenta diversas falhas. Vários galhos secos ganham destaque, sendo que alguns começam a cair após o ataque de cupins e outras doenças oportunistas, que se aproveitam da saúde enfraquecida da árvore devido aos diversos envenenamentos enfrentados.

No ano passado, o prefeito Nelson Bugalho (PSDB) - promotor de Justiça de Meio Ambiente licenciado - decretou o tombamento da árvore, além de mais dois exemplares da mesma espécie, que estão localizados na Rua Marechal Floriano Peixoto, ao lado do Viaduto Comendador Tannel Abud; e na Avenida 14 de Setembro, no Parque do Povo, próximo à rotatória da Avenida Coronel José Soares Marcondes.

No papel, ficaram declaradas como de Proteção ao Patrimônio Paisagístico "por seu valor natural e paisagístico". As espécies têm o nome científico de “Ficus elástica”, pertencente à família “Moraceae”, e nome popular Figueira ou Falsa Figueira.

O decreto aponta que uma placa metálica seria fixada junto a cada árvore atentando sobre o tombamento. "As árvores aqui citadas ficam imunes a corte, remoção, replantio, queima, poda abusiva ou drástica e todo e qualquer prática de injúria que possa acarretar sua morte ou prejudicar seu estado fitossanitário", diz o documento.

Como responsável, foi escalada a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), que deveria tomar os procedimentos e obrigações para a proteção das árvores protegidas, bem como as providências em caráter permanente especialmente à poda e cuidados de cultivo para sua conservação.

Mas...

Diferentemente o que está exposto no papel, o tempo passou e, na prática, nada foi feito no caso da figueira da Rua Bela. Nesse tempo, ela sofreu novos envenenamentos e, ainda, um incêndio.

Já a figueira da Vila Marcondes foi cercada e o seu entorno ganhou calçamento, enquanto que a árvore do Parque do Povo apenas um conjunto de luzes. 

Sem ação

Apesar de dois boletins de ocorrência registrados e inquérito aberto, não houve ação tomada pela Polícia Civil e Ministério Público Estadual (MPE-SP) visando cessar o envenenamento da figueira centenária.

Anuncia poda e cercamento

De acordo com a Prefeitura de Prudente, uma poda de galhos será realizada nesta terça-feira (8), além de revelar o cercamento da espécie ameaçada. "Como se trata de galhos muito elevados, o corte será realizado com auxílio de uma plataforma elevatória". 

Por fim, a Prefeitura lamenta não ter localizado o autor do envenenamento da figueira. "É importante lembrar que, por duas vezes, a árvore apresentou sinais de envenenamento, os quais foram comunicados à Polícia por boletins de ocorrência. Infelizmente, até o momento não foi possível localizar os eventuais responsáveis", finaliza.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(18) 99698-0957 ou (18) 3918-5300

Visitas: 848468
Usuários Online: 3
Copyright (c) 2024 - Onda Viva 95,7 FM - Desenvolvido: André Fogaroli - (44) 98431-2714
Converse conosco pelo Whatsapp!