18 99698-0957

NO AR

Batidão do Celião

Com Célio Ricardo

Brasil

Ministério Público abre inquérito para apurar denúncia de ‘invasão’ de calçada em obra pública em Presidente Prudente

Publicada em 22/09/20 às 16:24h - 138 visualizações

por Por Gelson Netto, G1 Presidente Prudente


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Aline Costa/G1)
O Ministério Público Estadual (MPE), através do promotor de Justiça da Habitação e do Urbanismo, Jurandir José dos Santos, instaurou inquérito civil para apurar denúncia de eventual irregularidade urbanística decorrente da “invasão” do passeio público em parte da calçada da Rua Dib Buchalla causada pela obra pública de construção do prédio onde vai funcionar o programa Atende Prudente, na Vila Marcondes, em Presidente Prudente.

O autor da representação que resultou na instauração do inquérito civil foi o professor de direito urbanístico da Universidade Estadual Paulista (Unesp) José Roberto Fernandes Castilho.
Castilho afirma que a construção, na face da Rua Dib Buchalla, “lança várias colunas sobre o passeio público, invadindo o alinhamento”

Ele deixa claro na representação encaminhada ao MPE que “deve-se desconsiderar, evidentemente, os tapumes e verificar apenas a linha de colunas que quebra o alinhamento da via”.

O promotor de Justiça Jurandir José dos Santos mandou notificar a Spalla Engenharia Eireli, que é a empresa responsável pela execução da obra, e oficiar a Prefeitura para que compareçam a uma audiência presencial marcada para a próxima sexta-feira (25), às 16h, na sede do MPE, em Presidente Prudente, para tratar da questão.

Ele enfatiza que, durante a reunião, serão observados “todos os protocolos de saúde” por conta da pandemia da Covid-19 e adianta duas alternativas para o desfecho do caso: a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) ou, em hipótese negativa, a propositura de uma ação civil pública junto ao Poder Judiciário.

De acordo com as informações oficiais disponibilizadas na placa de identificação da obra, a construção do prédio do Atende Prudente começou em 16 de dezembro de 2019 e tinha como previsão de término o dia 16 de agosto de 2020, no entanto, os trabalhos ainda seguem em andamento no local, que fica na esquina das ruas Marechal Floriano Peixoto e Dib Buchalla.

Ainda conforme os dados oficiais, a obra tem um custo de mais de R$ 3,5 milhões.

O dinheiro vem do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal, de acordo com a Prefeitura.

Segundo o Poder Executivo, o Atende Prudente vai funcionar como uma espécie de “Poupatempo” de serviços municipais, como emissão de certidões, alvarás e licenças.

O Poder Executivo também considera a possibilidade de funcionamento no local de serviços como o Balcão de Empregos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente (Sedepp), e o Procon Municipal, além de polos de apoio das concessionárias de energia elétrica e de saneamento básico que atuam na cidade.

A expectativa é de que circulem diariamente pelo local cerca de 1.000 pessoas, além dos 100 funcionários que deverão trabalhar no prédio.

Ainda conforme o Executivo, o Atende Prudente será a porta de entrada para todos os serviços prestados pela Prefeitura e, com a concentração dos trabalhos em um só lugar, evitará o deslocamento dos contribuintes entre diferentes secretarias.

Outro lado

Em nota ao G1 nesta segunda-feira (21), a Prefeitura de Presidente Prudente informou que “está à disposição do Ministério Público Estadual para prestar os esclarecimentos que se fizerem necessários”.

O Poder Executivo esclareceu ainda ao G1 que a calçada da Rua Dib Buchalla, na altura do Atende Prudente, será alargada em aproximadamente 1 metro “para garantir segurança aos pedestres” e, além disso, serão construídas duas lombofaixas – uma na Dib Buchalla e outra na Floriano Peixoto – “para que os cidadãos possam adentrar o prédio”.

A Prefeitura salientou ao G1 que a previsão é de que a obra seja concluída até novembro deste ano.

O G1 também solicitou um posicionamento da Spalla Engenharia Eireli sobre o assunto e, em resposta, a empresa pediu que a reportagem procurasse a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp), que é um órgão da Prefeitura.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(18) 99698-0957 ou (18) 3918-5300

Visitas: 849423
Usuários Online: 4
Copyright (c) 2024 - Onda Viva 95,7 FM - Desenvolvido: André Fogaroli - (44) 98431-2714
Converse conosco pelo Whatsapp!