18 99698-0957

NO AR

Batidão do Celião

Com Célio Ricardo

Brasil

Destelhamentos e árvores caídas: temporal provoca estragos em Prudente

Publicada em 29/06/20 às 09:26h - 162 visualizações

por ROGÉRIO MATIVE


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Como previsto, a frente fria chegou nesse fim de semana, contudo, provocou estragos em diversos pontos de Presidente Prudente. Do fim da noite de sexta-feira (26) até a madrugada deste sábado (27), foram mais de 80 milímetros de precipitação, que vieram acompanhados de granizo e fortes ventos. Casas destelhadas, alagamentos e árvores caídas forçaram a realização de um mutirão na cidade.

De acordo com a Prefeitura, até o momento, foram registradas pelo menos 30 ocorrências de árvores caídas, além das demandas já atendidas pelo Corpo de Bombeiros.

Os principais impactos foram sentidos por moradores do Conjunto Habitacional João Domingos Netto, bem como em bairros vizinhos.

Nos locais, muitos destelhamentos, além de queda de muros e paredes por conta da força do vento e da chuva. Os moradores relatam que o pico do temporal foi por volta da 0h30 deste sábado.


Dessa forma, desde a madrugada as equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil atuam a fim de solucionar os transtornos provocados pelo temporal.

Além desses trabalhadores, engenheiros que ocupam cargos comissionados em outras secretarias foram convocados para que auxiliem no trabalho de mapeamento.

Nesta manhã, o prefeito Nelson Bugalho (PSDB) acompanhou os trabalhos de limpeza em vários pontos da cidade e visitou famílias que tiveram suas casas destelhadas no João Domingos Netto.


Auxílio aos moradores
 
Em relação ao João Domingos Netto e os bairros vizinhos, as principais demandas dos moradores são por lonas para cobrir as casas destelhadas, cestas básicas, já que por conta das chuvas muitos perderam alimentos, colchões, que também foram danificados, entre outros mantimentos de necessidade básica.

“Tudo aquilo que essas famílias necessitarem e conseguirmos, daremos toda assistência para elas. Pedimos ainda que aqueles que puderem ajudar um vizinho ou algum parente, que faça isso, pois é o momento de demonstrar solidariedade. Isso aconteceu em toda cidade, os danos foram sérios e é preciso a colaboração de todos”, destaca Bugalho.

Ainda hoje, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil retornará aos bairros com a ajuda aos moradores, o que não é possível agora uma vez que desde as primeiras horas da manhã as equipes estão divididas pela cidade, com maior concentração no João Domingos e bairros vizinhos, realizando o mapeamento de todas as ocorrências.


Além disso, o trabalho de desobstrução de ruas e avenidas com retirada das árvores segue em andamento, com prioridade nas vias principais que estão obstruindo a passagem de veículos e ônibus.

 A Prefeitura informa também que alguns espaços públicos foram danificados, como parte das telhas da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do João Domingos Netto que foram arrancadas por conta da ventania, alagamento na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), e queda de árvores no Balneário da Amizade.

Alagamentos

Foram registrados alagamentos na Avenida Coronel José Soares Marcondes, em dois pontos, Parque do Povo e até na Avenida Washington Luís.


Falta de energia

A Energisa informa que a chuva acompanhada de ventos fortes que atingiu a região derrubou postes, árvores e lançou galhos que danificaram parte da rede elétrica que atende alguns pontos das zonas norte e leste de Presidente Prudente e também em Álvares Machado.

A maior parte dos clientes atingidos já está com fornecimento de energia normalizado. Neste momento, técnicos da distribuidora estão trabalhando de forma ininterrupta para efetuar os reparos nos pontos restantes. 


Serviço

A Prefeitura orienta que aqueles que tiverem denúncias e/ou precisarem de algum auxílio, ou até mesmo puderam colaborar com doações, liguem no Corpo de Bombeiros, no 193, bem como entrar em contato com a Defesa Civil, no número de plantão, que é o (18) 99744-0199.

Mais chuvas

Segundo os radares e medidores da Unesp/Ipmet, foram exatos 73,2 mm de chuva apenas neste sábado. O tempo segue instável, com céu nublado e com chuvas acompanhadas por trovoadas isoladas.


Já o site Climatempo prevê mais 40 mm de chuva ainda neste sábado, em Prudente.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(18) 99698-0957 ou (18) 3918-5300

Visitas: 843734
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Onda Viva 95,7 FM - Desenvolvido: André Fogaroli - (44) 98431-2714
Converse conosco pelo Whatsapp!