18 99698-0957

NO AR

Músicas Católicas

Com Música Religiosa

Brasil

Colocação de caçambas em 'pontos estratégicos' nos bairros tenta conter avanço da dengue em Presidente Prudente

Publicada em 03/03/20 às 07:23h - 224 visualizações

por


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: )
A Prefeitura de Presidente Prudente irá disponibilizar, a partir desta terça-feira (3), dez caçambas em "pontos estratégicos" da chamada “área 4”, que compreende bairros da zona leste da cidade, com o objetivo de fazer o recolhimento de objetos que possam servir de acúmulo de água parada e, consequentemente, de criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre amarela, da febre chikungunya e do zika vírus.

Neste ano, Presidente Prudente já contabiliza 448 confirmações de casos positivos de dengue, 102 dos quais na área 4, a segunda região mais infectada da cidade com a doença.

A estratégia de disponibilizar as caçambas no combate à dengue foi adotada em uma reunião nesta segunda-feira (2), na Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), que contou com a participação do prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB) e de representantes de diferentes secretarias e órgãos que integram a estrutura do Poder Executivo.

Segundo a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, as caçambas serão itinerantes, ou seja, ficarão em cada área por uma semana. Além disso, na segunda-feira posterior à permanência delas, as equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp) e da Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco) percorrerão os bairros para recolher os materiais que não puderam ser descartados nas caçambas, como móveis velhos.


“É mais uma oportunidade para que o morador recolha tudo que acumule água. É importante ressaltar que os caminhões percorrerão os bairros apenas na segunda-feira após a permanência das caçambas naquelas localidades, então, precisamos que a população colabore para que tenhamos sucesso na ação”, acrescentou Elaine.

Além das caçambas, que preferencialmente deverão receber aqueles materiais que não incomodam o morador, como tampinhas de garrafas, embalagens de salgadinhos e doces, folhas secas, brinquedos e copos, entre outros, os agentes comunitários de saúde que atuam nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e os de endemia distribuirão kits com folhetos informativos, bem como com sacos de lixo para que a população descarte todo recipiente que possa acumular água e servir como criadouro do Aedes aegypti.

A orientação da Prefeitura é para que as pessoas não descartem lixo orgânico nas caçambas, já que a Prudenco realiza o recolhimento deste tipo de material, e nem mesmo móveis velhos, o que também é feito pela empresa de economia mista através de agendamento no telefone 3906-3001.

“O trabalho de prevenção nunca deixou de existir. Mesmo com toda prevenção, a doença permanece. Agora, estamos ampliando ainda mais a ação”, pontuou o secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto.
Ainda na reunião nesta segunda-feira (2), o secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues, confirmou a inauguração de dois Ecopontos em Presidente Prudente na segunda quinzena deste mês: um no Jardim Sabará, na zona oeste, e outro no Jardim Cambuci, na zona leste.

Novos casos
A VEM também atualizou nesta segunda-feira (2) o número de casos de dengue em Presidente Prudente. Agora, com 31 novos registros, a cidade contabiliza 448 confirmações da doença em 2020. Além disso, das 2.391 notificações até o momento, 1.079 aguardam resultados e outras 864 já foram descartadas.

A situação mais crítica é na área 7, que registra 117 confirmações em bairros da zona norte, como o Jardim Morada do Sol, o Residencial Belo Galindo e o Jardim Guanabara.


Na sequência, a área 4 tem 102 registros, em bairros da zona leste como o Jardim Planaltina, o Jardim Cambuci, o Jardim Itapura e o Parque José Rotta.

A área 2 registra 60 positivos em localidades da zona oeste como o Jardim Santa Paula, o Parque Cedral e a Cohab.

A área 1 contabiliza 49, em bairros da zona sul, como o Jardim Vale do Sol, o Conjunto Habitacional Ana Jacinta e o Residencial Vista do Vale.

Já a área 3, que engloba a região Centro-sul da cidade, registra 44 casos em bairros como o Jardim Colina, o Parque São Jorge, o Jardim Bongiovani e o Jardim Cinquentenário.

Há ainda as áreas 5 e 6. A primeira, que contempla a região Centro-norte da cidade, registra 38 casos em bairros como a Vila Estádio, a Vila Ocidental e o Jardim Aviação. Já a segunda, que é a noroeste, contabiliza 34 confirmações em locais como o Residencial Maré Mansa, o Residencial São Paulo e o Jardim Iguaçu.

A área 101, onde ficam os distritos de Ameliópolis, Eneida, Floresta do Sul e Montalvão, permanece com quatro casos.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(18) 99698-0957 ou (18) 3918-5300

Visitas: 836639
Usuários Online: 9
Copyright (c) 2024 - Onda Viva 95,7 FM - Desenvolvido: André Fogaroli - (44) 98431-2714
Converse conosco pelo Whatsapp!