18 99698-0957

NO AR

Super Mix

Com Super MIX

Brasil

2ª Batatec deve receber mais de 20 mil pessoas no Centro de Eventos IBC em Presidente Prudente

Publicada em 13/06/19 às 19:30h - 493 visualizações

por


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: )
Tem início às 18h desta sexta-feira (14) a 2ª Feira Tecnológica de Batata-doce (Batatec), no Centro de Eventos do Instituto Brasileiro do Café (IBC), em Presidente Prudente. O evento, que vai até domingo (16), deve receber mais de 20 mil pessoas. A entrada é gratuita, mas a organização também recolherá doações espontâneas de alimentos e agasalhos, em uma ação solidária.

A batata-doce é a quarta hortaliça mais consumida no Brasil e a região de Presidente Prudente é a maior produtora do Estado de São Paulo.

De acordo com dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), no ano de 2018, o Estado de São Paulo produziu 9.876,62 hectares, sendo que a região da Alta Sorocabana produziu 36,5% do total do Estado, perfazendo cerca de 3.605 hectares o que resultou em uma produção de aproximadamente 61.427,64 toneladas.

Estima-se que haja na região cerca de 250 produtores do tubérculo.

O evento conta com palestras e espaços técnicos para que empresas possam mostrar suas tecnologias, atuações no mercado e perspectivas futuras e tem como público-alvo empresários do setor, empreendedores, técnicos, consultores, produtores rurais, profissionais ligados ao agronegócio, estudantes de graduação e a população em geral.

Além da parte técnica, a feira conta com uma estrutura gastronômica com pratos confeccionados a partir de variedades diversas da batata-doce.

“O envolvimento dos produtores tem nos impressionado bastante. Todos estão engajados e querendo que o evento cresça cada vez mais. Este era um dos nossos maiores objetivos quando lançamentos o projeto da feira, e podemos dizer que a meta foi atingida”, afirmou o presidente da Associação dos Produtores de Batata-Doce de Presidente Prudente e Região (Aprobarpp), Luiz Rocha.

Programação
A agenda de shows da Batatec está repleta de atrações para agradar a todos os gostos. Na noite de sexta-feira (14) sobe ao palco a Banda Pai Galo com Sofia Moreno, logo após a cerimônia de abertura, a partir das 19h.

Na sexta-feira ainda haverá a divulgação do resultado do Concurso #Receitando, promovido pela TV Fronteira, que escolheu três receitas finalistas à base de batata-doce. A programação terminará às 22h.

Já no sábado (15), a programação começa às 12h, com Stella. Em seguida, apresentam-se Zé Sérgio e Roberto, Ana Paula Leal e, encerrando a noite, Elly Guimarães. O encerramento será às 22h.

No domingo (16), a partir das 12h, haverá shows de Luís Thiago, Orquestra de Viola, Pedro Henrique e Eduardo e Banda Seu Doutor. A finalização do evento também está prevista para as 22h.

Praça de alimentação
Entre os diversos atrativos da 2ª Batatec, a praça de alimentação é o mais cobiçado pelo público. Neste ano, serão 21 estabelecimentos dedicados a oferecer uma variedade de pratos, lanches, doces e bebidas feitos à base de batata-doce.

De acordo com o organizador da feira, Marcelo Costilho, a novidade deste ano é a inclusão da culinária japonesa, com o tempurá de batata-doce.

Além dele, outros pratos que poderão ser degustados no evento são nhoque de batata-doce recheado com queijo, rocambole de carne moída com massa de batata-doce, frango com requeijão e carne seca, coxinha de frango e carne, pudim de batata- doce, pão de queijo de batata-doce, escondidinho de carne moída e carne seca, pão recheado com requeijão, pão recheado com frango e requeijão, brigadeiro e beijinho de batata-doce, bolo, docinhos, hambúrgueres com pão de batata- doce e hambúrgueres com chips de batata-doce, churros de batata-doce e assados.

A organização lembra que a praça de alimentação estará dividida em duas partes, sendo uma na área interna e a outra na área externa do IBC. Nesta última, serão estacionados os food trucks com vários lanches e petiscos, além das entidades assistenciais que venderão bebidas não-alcoólicas.

Sucesso de crítica na primeira edição da Batatec, a cerveja de batata-doce tem presença garantida neste ano. Três cervejarias prudentinas vão oferecer a bebida, além de outros tipos de cervejas artesanais.

Caixas serão distribuídos em pontos diferentes, dentro e fora do salão, para que o público possa trocar o dinheiro pelas fichas oficiais do evento. Segundo Costilho, será possível usar cartão de crédito e débito.

Pesquisa
Batatas-doce coloridas, mais produtivas e com características que agradam produtores rurais e consumidores. Este é o objetivo de uma pesquisa científica desenvolvida pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que será apresentada durante um simpósio na 2ª Batatec, em Presidente Prudente.

Os resultados iniciais do trabalho serão divulgados no 2º Simpósio da Batata-doce pela pesquisadora da Apta, Amarílis Beraldo Rós.

Para a realização do trabalho, a pesquisadora plantou campos de batata-doce com as cultivares Uruguaiana e Londrina, materiais mais utilizados pelos produtores da região, e deixou a natureza agir.

Foram geradas mais de 2 mil sementes a partir de polinização natural e essas, depois de semeadas, originaram ramas que foram plantadas e permitiram a avaliação uma a uma de mais de 1,5 mil variedades diferentes de batata-doce.

“Identificamos entre todos esses materiais os 80 que achamos mais promissores, com características relacionadas à alta produtividade, coloração de polpa e aspecto da casca. Identificamos cultivares de polpa branca e amarela, que são as preferidas dos produtores, mas também bicolores e laranjas, com altos índices de betacaroteno. Acreditamos que alguns desses materiais possam ser interessantes para nichos de mercado”, explicou Amarilis.
A expectativa é que, em três anos, a Apta apresente ao setor produtivo novos materiais a partir deste trabalho.

“Precisamos ainda fazer diversos testes no campo, além da avaliação das características relacionadas ao sabor e textura, porém, já identificamos plantas que produzem 64 toneladas por hectare, enquanto as cultivares mais plantadas pelos produtores alcançam até 30 toneladas por hectare”, afirmou a pesquisadora.

A pesquisa, que começou em 2016, conta com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

De acordo com Ricardo Firetti, pesquisador e diretor do Polo Regional da Apta em Presidente Prudente, o evento e as pesquisas desenvolvidas buscam apoiar os produtores e resgatar a importância da batata-doce na região.

Em 2011, segundo o pesquisador, a produção de batata-doce estava em declínio na região, por conta de problemas com viroses. Muitos produtores enfrentavam redução da produtividade e da qualidade das lavouras, ou seja, a produção regional despencou.

A Apta realizou um trabalho de limpeza das ramas de batata-doce e começou a disponibilizar para os produtores materiais com alta qualidade fitossanitária.

“Com isso, o jogo virou. A partir de análises que temos feito com informações do Instituto de Economia Agrícola (IEA), é possível notar que apenas com a recuperação da produtividade, a região aumentou em R$ 30 milhões a arrecadação com a cultura nos últimos cinco anos. A Batatec ajuda a consolidar a importância econômica dessa hortaliça para esta região do Estado”, afirmou Firetti.

A 2ª Batatec é realizada pela Prefeitura de Presidente Prudente e tem o apoio da Associação dos Produtores de Batata Doce de Presidente Prudente e Região (Aprobarpp), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Apta, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e do Centro Paula Souza.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(18) 99698-0957 ou (18) 3918-5300

Visitas: 836609
Usuários Online: 7
Copyright (c) 2024 - Onda Viva 95,7 FM - Desenvolvido: André Fogaroli - (44) 98431-2714
Converse conosco pelo Whatsapp!