18 99698-0957

NO AR

“Momento do Romeiro”

Com Cláudio Diploma

Brasil

Imagem do prefeito em mural artístico que celebra o centenário de Presidente Prudente é alvo de pichação

Publicada em 29/03/19 às 08:16h - 352 visualizações

por


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: )
A imagem do prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB) que aparece retratada em um mural artístico em comemoração ao centenário de fundação de Presidente Prudente, no Parque do Povo, foi alvo de pichação.

A pichação colocou uma imagem que representa um cigarro aceso na boca de Bugalho.

Em outro ponto do mural, também foi feita uma pichação diferente, com a expressão “kd os preto?”.

O mural foi inaugurado em dezembro de 2017, ano em que Presidente Prudente completou um século de fundação.

A obra de arte, com quase 70 metros de comprimento, foi pintada no muro que fica aos fundos do imóvel onde funciona a Secretaria Municipal de Assistência Social.

De autoria do artista plástico Michael Frank, que contou com o apoio de seu assessor Diego Cano, a intervenção urbana se propôs a retratar a evolução da cidade ao longo de 100 anos de história.

Na obra, são mostradas imagens de índios, dos coronéis Francisco de Paula Goulart e José Soares Marcondes, que foram os primeiros colonizadores de Presidente Prudente, e de segmentos produtivos que marcaram o desenvolvimento econômico da cidade, com o café, o algodão e “a força do gado”.

O mural também faz referência ao transporte ferroviário, à primeira capela católica erguida na cidade, aos galpões das antigas Indústrias Matarazzo e aos primeiros carros da Ford que circularam em Presidente Prudente.

Nelson Roberto Bugalho e sua esposa, Lisiane Zangirolami Bugalho, são retratados no mural como o prefeito e a primeira-dama do momento histórico em que Presidente Prudente celebrou 100 anos de fundação.

Imagem do prefeito foi alvo de pichação no mural em comemoração ao centenário de Presidente Prudente — Foto: Gelson Netto/G1 Imagem do prefeito foi alvo de pichação no mural em comemoração ao centenário de Presidente Prudente — Foto: Gelson Netto/G1
Imagem do prefeito foi alvo de pichação no mural em comemoração ao centenário de Presidente Prudente — Foto: Gelson Netto/G1

De acordo com Michael Frank, que é formado em artes visuais e tem mais de 15 anos de carreira, a obra levou quase dois meses para ser concluída.

O mural é retratado como em uma linha do tempo, que remonta desde os povos indígenas, que habitavam o território onde hoje fica a cidade, até chegar aos dias atuais, com a imagem do prefeito e da primeira-dama.

“É uma honra poder deixar a minha contribuição para as celebrações do centenário de Prudente, que é minha cidade de coração”, disse Michael Frank, em dezembro de 2017, quando da entrega do mural.

Em março de 2017, quando anunciou os detalhes da produção da intervenção urbana, a Prefeitura de Presidente Prudente pontuou que Michael Frank iria “emprestar o estilo figurativo e contemporâneo de sua arte para homenagear o centenário da cidade”.

“Tenho orgulho de contribuir com a cidade que me recebeu e onde comecei a minha jornada artística. São 15 anos de carreira, que completo justamente no centenário da cidade, e esta obra vai ser um marco, um agradecimento para a população da cidade que me recebeu tão bem”, disse o artista plástico, na ocasião.

Ainda naquela oportunidade, Michael Frank explicou que fora convidado pela primeira-dama Lisiane Zangirolami Bugalho para produzir a obra.

Imagem do prefeito foi alvo de pichação no mural em comemoração ao centenário de Presidente Prudente — Foto: Gelson Netto/G1 Imagem do prefeito foi alvo de pichação no mural em comemoração ao centenário de Presidente Prudente — Foto: Gelson Netto/G1
Imagem do prefeito foi alvo de pichação no mural em comemoração ao centenário de Presidente Prudente — Foto: Gelson Netto/G1

Segundo a descrição feita pela Prefeitura, o artista, que possui um estilo que mistura o figurativo com influência pop e retrô, usa como inspiração a paixão que tem pelos objetos antigos, carros e acessórios, e “o resultado são as composições que explodem cores e formas que agradam a todos”.

A produção do artista tem obras em galerias de arte dos Estados Unidos, Alemanha, Japão, Argentina, Itália, Irlanda do Norte, Reino Unido, Chile e China.

Também na época do anúncio do mural, o prefeito Nelson Roberto Bugalho afirmou que a intervenção era um “presente” do artista para a cidade, além de representar um marco arquitetônico capaz de destacar ainda mais o Parque do Povo, um dos principais cartões-postais de Presidente Prudente.


Lamento
O G1 solicitou nesta quinta-feira (28) um posicionamento oficial da Prefeitura de Presidente Prudente sobre o assunto e, em nota, o Poder Executivo pontuou que "lamenta o ato de vandalismo contra a intervenção artística do Parque do Povo, a qual homenageia o centenário da cidade e foi criada por artista plástico de renome internacional – Michael Frank".

"A administração municipal entrará em contato com o artista para, dentro de suas possibilidades, fazer a restauração do mural", salientou a Prefeitura ao G1.

O Executivo ainda ressaltou ao G1 que não houve ônus para os cofres públicos com a elaboração do mural artístico, “pois o trabalho foi voluntário e as tintas foram doadas”.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(18) 99698-0957 ou (18) 3918-5300

Visitas: 849096
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Onda Viva 95,7 FM - Desenvolvido: André Fogaroli - (44) 98431-2714
Converse conosco pelo Whatsapp!