Nossa História


A história da Rádio Onda Viva AM 1300khz (30 mil Watts) de potência conta mais de 60 anos. Clique e confira alguns momentos dessa história.


Em 1948, com o indicativo de zyu9, é inaugurada na cidade de Santo Anastácio (SP), a Rádio Brasil S/A pertencente ao Grupo Pedroso Júnior de Campinas, operando na freqüência de 1590 khz, uma antena de 42 metros de altura. Seu transmissor, de fabricação artesanal com apenas 100 W de potência.


Em 1988 sofre alteração no nome para Rádio Cultura. Na mesma freqüência, a potência aumentou para 250 W.
Em 13 de março de 1990, a emissora passa a ter o controle acionário da Mitra Diocesana de Presidente Prudente. Tornava-se assim a primeira emissora católica do Oeste Paulista. Outras alterações foram realizadas.


A freqüência foi dos 1590khz para 1300khz; e a potência, inicialmente de 250 W para 500 W e em seguida para 5 mil W (ou 5 kW).


Em 1998, mais transformações e melhorias. Agora nas instalações, visando a comportar o aumento de potência. Um Transmissor RCA Corporation USA de 5 mil W, modelo ET 435 (segunda mão), foi adquirido e restaurado pelo departamento técnico da própria emissora. Nova torre de 57 metros foi instalada e, com ela, um conjunto de 120 radiais de 50 metros.


A emissora possuía então 3 transmissores: um de 250 W (de fabricação artesanal), outro de 1 mil W, e outro RCA de 5 mil W. Em tempo, foi construído ao lado da Igreja Matriz de Santo Anastácio (SP) um novo prédio para a emissora com escritórios e novos estúdios (para transmissão ao vivo e para gravações).


Em 2005, com o advento das novas tecnologias e a expansão dos meios, a diocese de Presidente Prudente, sentiu-se desafiada e impelida a avançar para águas mais profundas neste mar da comunicação de massa.


Visto que a emissora está há cerca de 35 km da sede diocesana, a saída encontrada para alcançá-la com boa qualidade de som (o que, até então, não acontecia) estudou-se a viabilidade de novo aumento de potência, bem como mudança do local da torre retransmissora.


O projeto desenvolvido e aprovado pela ANATEL e Ministério das Comunicações contempla o aumento da potência de 5 mil W para 30 mil W, a nova torre com 102 metros de altura e um sistema monopolo dobrado de 6 cabos. Paralelo ao projeto técnico, a Mitra Diocesana de Pres. Prudente adquiriu o Sítio Santa Cruz, com 5 alqueires, onde se instalou a torre e o transmissor. Corria o ano 2007.


Às 11h14min do dia 24 de dezembro, em caráter experimental, a nova e tual fase da emissora foi ao ar. Uma verdadeira onda de alegria no ar sintonizada em milhares de rádios, em cerca de 200 municípios.


  Fotos
   
         
   
 
 

Ao Vivo

  Diocese
Ao Vivo