(18) 996980957............(18) 3918-5300..........

NO AR

Programa Despertar na Onda

Com Compadre Giba

Brasil

Manifesto busca denunciar demora em atendimentos do INSS em Presidente Prudente

Publicada em 15/02/20 as 17:07h por - 13 visualizações


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: )
Na manhã desta sexta-feira (14), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizou defronte ao prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Presidente Prudente, um manifesto que busca soluções para a fila de espera gerada devido a milhares de pedidos de benefícios que se acumulam sem respostas. A fila de espera é de 2 milhões de pessoas no Brasil todo.

As medidas anunciadas para agilizar a análise desses pedidos ainda não foram colocadas em prática pelo INSS.

Conforme a coordenadora da subsede da CUT em Presidente Prudente, Ana Lúcia de Mattos Flores, o ato, que busca um diálogo com a população que aguarda pela liberação de seu benefício, tem sido feito em conjunto em todo o Brasil.

"Estamos gravando pequenos vídeos com essas pessoas para denunciar o que está acontecendo", disse a sindicalista.

A coordenadora contou que foi criada pelo governo federal uma fila única para atendimento, no entanto, devido à demora, já são mais de 2 milhões de pessoas esperando pelo benefício solicitado em todo o país.

"No governo anterior, as pessoas agendavam o atendimento pela internet e rapidamente tinham o seus problemas resolvidos. Então, é inadmissível termos essa quantidade de pessoas aguardando", salientou Ana Lúcia ao G1.


A líder do movimento ainda explicou que a proposta atual do governo é de chamar os militares reservistas para resolver essa situação, alternativa com a qual a CUT não concorda.

"É um absurdo concursados estarem esperando para serem chamados e ocorrer esse sucateamento nas agências", salientou.

"Eu quero dar uma alerta de que a Previdência Social afeta totalmente a seguridade social, onde se encaixam o Sistema Único de Saúde [SUS] e várias outras políticas públicas voltadas para a população", pontou a coordenadora ao G1.

Outro lado
O INSS enviou ao G1 a seguinte nota oficial sobre o assunto:

“O INSS respeita o direito de manifestação dos servidores e reitera, conforme já discutido em reuniões com entidades representativas, que as medidas de gestão que serão implementadas foram amplamente discutidas com o governo federal, a fim de atender as demandas do órgão.

Informamos que medidas importantes, implementadas ao longo de 2019, estão em pleno andamento para que sejam sanadas as dificuldades do órgão e que o serviço a cidadão seja prestado a cada dia com mais agilidade.

No ano passado houve o pagamento do bônus de produtividade, quase um milhão de processos foram finalizados de forma extraordinária no segundo semestre, 877 servidores foram designados para o regime de teletrabalho, apresentando produtividade média 108% superior aos servidores em regime ordinário de trabalho, 2.211 servidores foram designados para o regime de semipresencial de trabalho, apresentando produtividade média 54% superior aos servidores em regime ordinário de trabalho, aumento de 3 mil para 7.820 servidores dedicados exclusivamente à análise de benefícios.

Como consequência desse conjunto de iniciativas, o tempo médio atual de concessão dos benefícios previdenciários está em queda, atualmente, em 70 dias. Em julho, o tempo médio era de 84 dias.

Por fim, o INSS destaca que está sempre aberto ao diálogo com seus servidores e entidades representativas para a construção de soluções que contemplem o interesse de todos”.

Fila única
Cerca de 2 milhões de pedidos de benefícios previdenciários aguardam análise do INSS. Os atrasos atingem segurados que precisam receber valores de aposentadorias e de outros benefícios como auxílio-doença, salário-maternidade e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Mesmo com filas, atrasos em concessões e falta de pessoal, o INSS não tem concurso público previsto.

A fila de espera abrange segurados que entraram com pedidos antes e depois da entrada em vigor das novas regras da Previdência.

A reforma da Previdência está valendo desde novembro, o que levou a uma corrida por pedidos de benefícios, que ajudou no descompasso entre os requerimentos e as análises. Contribui ainda para o represamento de pedidos o sistema ainda não ter sido adaptado para as novas regras.

A lei prevê que os pedidos sejam analisados dentro do prazo de 45 dias.

Para conseguir cumprir esse prazo, o governo anunciou uma série de medidas para dar vazão aos pedidos, entre elas, a contratação de militares da reserva e servidores aposentados do INSS para auxiliar na redução da fila. No entanto, essas medidas ainda não foram colocadas em prática, o que não reverteu o transtorno de milhares de segurados.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
O Brasil deve ou não apoiar o Presidente dos Estados Unidos na guerra contra o Irã?

 Sim, deveria
 Não deveria







.

LIGUE E PARTICIPE

(18) 99698-0957 ou (18) 3918-5300

Visitas: 200637
Usuários Online: 34
Copyright (c) 2020 - Onda Viva 95,7 FM - Desenvolvido: André Fogaroli - (18) 98193-5458