18 99698-0957

NO AR

Na Onda do Ouvinte

Com Musical Estilos Diversos

Brasil

Médicos cubanos chegam ao Aeroporto de Brasília para retornar a Havana

Publicada em 22/11/18 às 20:47h - 439 visualizações

por https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2018


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2018)
Centenas de médicos cubanos que estavam no Brasil pelo programa Mais Médicos iniciaram, nesta quinta-feira (22), o retorno para o país caribenho. Até o fim da noite, dois voos devem partir do Distrito Federal com destino a Havana, em Cuba.

A expectativa é de que cerca de 400 profissionais de saúde – que atuavam em diversas regiões do país – façam escala no Aeroporto Internacional de Brasília. Os voos estão previstos para decolar às 22h desta quinta e às 2h de sexta (23).

Quem fica e quem vai: o que dizem os cubanos sobre o fim da atuação no Mais Médicos
Mais de 400 médicos embarcam em Brasília em direção a Cuba nesta quinta (22)

O check-in do primeiro grupo começou às 17h, em uma área do aeroporto destinada aos voos fretados (charters). Na bagagem, os cubanos levavam muitos aparelhos eletrônicos, televisores, roupas e até animais de estimação.

Em muitos casos, os cubanos chegavam ao Aeroporto JK em caminhões-baú, usados tradicionalmente para mudança. Em um dos veículos, o G1 contou mais de 100 aparelhos de televisão.

Médicos cubanos levaram na bagagem de volta animais de estimação — Foto: Marília 

Segundo funcionários do terminal, a imagem é comum nos voos entre Brasil e Cuba – mesmo quando há uma expectativa de retorno dos passageiros. O frete das bagagens foi feito por uma empresa privada.

O coordenador dos trabalhos, que usava uma camisa com a inscrição do Programa Mais Médicos, não quis informar se tinha sido contratado pelo governo cubano, pelo governo brasileiro ou por pessoa física.

'Tranquilos'
Cubanos chegam ao aeroporto de Brasília com bagagem em caminhão baú — Foto: Marília Marques/G1 Cubanos chegam ao aeroporto de Brasília com bagagem em caminhão baú — 

Apesar de estarem orientados a não conversar com a imprensa, alguns médicos falaram informalmente com o G1 e disseram que estão "tranquilos" com o retorno à Cuba.

"Sentimos muito pelo Brasil. Antes do Mais Médicos, os médicos brasileiros nunca quiseram ir para o interior do país", disse um profissional cubano que atuava em Pernambuco até esta semana.
Bagagens de médicos cubanos se acumulam em saguão do Aeroporto Internacional de 

O grupo que chegou ao aeroporto de Brasília estava hospedado em hotéis da cidade desde quarta (21). Até o próximo dia 30, há previsão de pelo menos cinco embarques do tipo na capital federal.

Funcionário retira, de caminhão, TV de médico que volta para Cuba após fim do Mais Médicos, em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução Funcionário retira, de caminhão, TV de médico que volta para Cuba após fim do Mais Médicos, em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução

O voo
O trajeto de 5,2 mil km entre o Aeroporto Internacional de Brasília (BSB) e o Aeroporto Internacional José Martí (HAV), em Havana, dura cerca de 7 horas. Nas companhias comerciais, o percurso costuma incluir uma conexão no Panamá.

Os voos previstos para os médicos cubanos, no entanto, são charters – ou seja, fretados especificamente para estas viagens. Os profissionais voltam para Cuba em aeronaves da estatal Cubana de Aviación, que não tem voo comercial permanente para Brasília.

Voos fretados não estão sujeitos, por exemplo, às restrições de bagagem da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Nestes casos, o volume e o peso máximo das malas devem obedecer a regras específicas da companhia contratada. A restrição de explosivos, cortantes e aerossóis, por exemplo, continua valendo.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(18) 99698-0957 ou (18) 3918-5300

Visitas: 842509
Usuários Online: 9
Copyright (c) 2024 - Onda Viva 95,7 FM - Desenvolvido: André Fogaroli - (44) 98431-2714
Converse conosco pelo Whatsapp!