18 99698-0957

NO AR

Super Mix

Com Super MIX

Brasil

Bispos italianos doam 1 milhão de euros para as vítimas do terremoto na Indonésia

Publicada em 15/10/18 às 19:58h - 373 visualizações

por https://www.vaticannews.va/pt/mundo/news/2018-10/indonesia-bispos-caritas-medicos-fronteiras.html


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: https://www.vaticannews.va/pt/mundo/news/2018-10/indonesia-bispos-caritas-medicos-fronteiras.html)
Os Bispos da Conferência Episcopal Italiana doaram 1 milhão de euros para as vítimas do terremoto e do tsunami que atingiu a Indonésia. A contribuição foi feita através da Cáritas italiana e coordenada pelas Cáritas locais e dioceses indonésias. Médicos Sem Fronteiras chegaram às regiões mais remotas para distribuir água potável
Cidade do Vaticano

“A presidência da Conferência Episcopal italiana fez uma doação de 1 milhão de euros para ajudar as vítimas do terremoto e do tsunami que atingiram recentemente a Indonésia. A contribuição foi feita através da Cáritas italiana e contará com a ajuda da Cáritas indonésia e dioceses locais para a distribuição.

Terremoto e tsunami
Em 28 de setembro passado, recorda a nota da Conferência, um terremoto de 7.5 da escala Rictcher atingiu a província de Sulawesi central. Logo depois um tsunami com ondas de até 6 metros de altura abateu-se sobre o litoral de Palu e Donggala, que tinham também sido atingidos pelo terremoto. No balanço inicial, nos primeiros dias de outubro, as vítimas eram 1.407, às quais se acrescentam 799 feridos e 99 desaparecidos. No dia 3 de outubro, o vulcão do Monte Soputan, na ilha de Sulawesi, entrou em erupção, obrigando as autoridades do país asiático a elevarem o alerta na região para o nível 3 de uma escala de 4.

Segundo o último balanço divulgado foram 2.073 mortes, na maioria na cidade de Palu e estima-se que cerca de 5 mil habitantes continuem desaparecidos, muitos deles nos escombros de casas e prédios destruídos.

Quase 80 mil pessoas perderam suas casas e estão em abrigos improvisados e cerca de 200 mil precisam de ajuda humanitária urgente. Comida e água potável estão em falta e muitas vítimas perderam tudo.

A assistência coordenada Katina/Cáritas Indonésia e dioceses locais
O centro de gestão para a distribuição dos bens materiais e a reconstrução e reabilitação encontram-se na paróquia de Santa Maria em Palu. Todas as organizações caritativas da Cáritas e outras realidades das Igrejas locais estão em contato com o governo local e com os agentes humanitários presentes in loco. Uma das maiores preocupações é chegar a todas as regiões atingidas e administrar as ajudas disponíveis em base às necessidades.

Médicos Sem Fronteiras chega nas áreas mais remotas
A equipe indonésia de Médicos Sem Fronteiras (MSF), formada por médicos, e especialistas em logística e saúde, está trabalhando nas regiões mais remotas da ilha de Sulawesi em colaboração com o Ministério da Saúde local.  A equipe de MSF consegiu chegar nas áreas atingidas no distrito de South Dolo, Sigi, e mais ao norte, no litoral ocidental do distrito de Donggala, que abriga mais de 50.000 pessoas. Com a ajuda de locais está prestando assistência médica aos necessitados. O Dr. Rangi Wirantika, um dos médicos em campo diz que “ainda hoje recebemos pacientes com fraturas causadas pelo terremoto. Trabalhamos junto com a Agência de Saúde local em uma clínica móvel que se desloca para chegar aos pacientes.
O problema da água potável
“As comunidades atingidas têm acesso limitado à água potável, fundamental para reduzir o risco de possível epidemia. Em algumas regiões, as pessoas devem caminhar até dois quilômetros para conseguir água potável”; explica Timothius SP Benu, especialista em saneamento. Um dos principais objetivos será o de garantir que a população tenha acesso à água potável, reparando ou reconstruindo as fontes existentes (por exemplo bombas manuais e poços) ou instalando soluções temporárias como reservatórios de água e sistemas de tratamento de água.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(18) 99698-0957 ou (18) 3918-5300

Visitas: 832766
Usuários Online: 5
Copyright (c) 2024 - Onda Viva 95,7 FM - Desenvolvido: André Fogaroli - (44) 98431-2714
Converse conosco pelo Whatsapp!